Solenidade na Praça da Cultura marca abertura do Agosto Laranja em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva

A terceira edição do Agosto Laranja, mês dedicado à Pessoa com Deficiência, teve sua abertura na tarde desta quinta-feira (1), com lotação na Praça da Cultura de Santa Cruz do Sul. Organizada por diversas entidades, tendo a frente o Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, e a APAE, a programação conta com diversas iniciativas para conscientizar e promover espaços de acolhimento e respeito a pessoas com deficiências, familiares e cuidadores.

A atividade de inauguração iniciou com uma caminhada pela Rua Marechal Floriano, saindo da Praça Getúlio Vargas até a Praça da Cultura, próximo ao Monumento do Imigrante. Com balões, camisetas e adereços em tom laranja, centenas de pessoas prestigiaram a ação. A cerimônia de abertura teve início com apresentações artísticas do Grupo de Danças da APAE, seguida pelo Coral do Centro Dia e pelo coreógrafo e dançarino Guilherme Gonçalves.

Para a coordenadora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também responsável pelo Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista, Thaís Campos Teixeira, este ano o Agosto Laranja convida a pensar sobre uma sociedade com mais equidade, envolvendo não apenas propostas de acessibilidade arquitetônica, mas também atitudinal. “Vamos lançar um olhar mais amistoso para o próximo, entender e aprender com as peculiaridades e diferenças de cada um, afinal somos iguais, mas somos diferentes”, pontua Thaís. “Agradeço a todos que estão na comissão e se dedicaram, e a todas as secretarias do município que trabalharam para nos oferecer esta estrutura para realizar este evento. Obrigado a todos por estarem aqui e prestigiarem esta ação”, completa a coordenadora da Comissão Organizadora do Agosto Laranja, Paula Saccol.

A presidente da Apae, Maribel Dockorn, prestigiou o evento e destacou a iniciativa. “É um orgulho estar aqui representando a Apae e todos os nossos funcionários. O objetivo desta ação é para conscientizar e promover espaços de acolhimento, promover a autonomia e a independência e sobretudo o respeito às pessoas com deficiência. É maravilhoso ver muitas parcerias aqui, lutando pela mesma causa. Muito tem sido feito e faremos ainda mais, por um mundo sem preconceito”, declarou Maribel.

A secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, também presente, tratou da importância de ter o mês todo dedicado à causa da pessoa com deficiência. “Estamos aqui para cuidar uns dos outros, por isso é importante que todos deem as mãos, porque ninguém consegue fazer nada sozinho. Santa Cruz é um exemplo para os demais municípios do Estado, pela estrutura e atendimento que oferece, com tantas pessoas e entidades envolvidas. Agradeço a todos que se empenharam na organização deste evento e se envolverem nesta causa muito humana e tão necessária, e humana”, afirmou Priscila.

A programação

Durante todo o mês, uma série de atividades será realizada para destacar a importância do tema. Estão previstas apresentações artísticas, palestra, competição de basquete em cadeira de rodas, ações pensadas por empresas e instituições educacionais, podcasts com assuntos importantes e nos quais as pessoas com deficiência terão lugar de fala, multifeira, palco inclusivo e jogos de inclusão. “É um mês para falar sobre quem somos o ano inteiro”, frisou a coordenadora da comissão do Agosto Laranja 2024, Paula Saccol.

A organização do mês da Pessoa com Deficiência é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio das secretarias municipais e do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista, APAE, Centro Dia APAE, Associação Pró-Autismo Luz Azul, Associação de Surdos de Santa Cruz do Sul, Associação Santa Cruzense da pessoa com Deficiência Física, Compede, Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB de Santa Cruz do Sul, Assemp, Unisc, Viver Librase Realidade Acessível. Também são parceiros o Cisvale TEAcolhe, Brigada Militar, Sonora Aparelhos Auditivos e Departamento da Diversidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Cronograma

  • 6 de agosto, às 19h30min: Palestra Capacitista em desconstrução, com Alex Duarte | Unisc
  • 24 e 25 de agosto: Copa Gaúcha de Basquete em Cadeira Rodas
  • 25 de agosto, às 14h: Multifeira Inclusiva – Praça da Bandeira
  • 27 de agosto: Reunião Especial – Câmara de Vereadores (a confirmar)
  • 28 de agosto: Vamos falar sobre autismo? – Formação para profissionais da educação/TEAcolhe
  • 31 de agosto, a partir das 8h: Jogos de Inclusão – Parque da Oktoberfest
Fotos: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.