Primeiro ano do Papo de Mulher do Novo Stifa tem 98% de aprovação das trabalhadoras

Por Jonathan da Silva

O programa “Papo de Mulher”, lançado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa), encerrou seu primeiro ano de atividades com 98% de aprovação das trabalhadoras participantes. Além disso, as mulheres recomendaram a continuidade do modelo de debate feminino para os próximos anos.

Nos últimos três meses, a equipe feminina do Novo Stifa, formada por profissionais multidisciplinares de várias áreas da saúde, promoveu seis encontros em empresas da indústria do tabaco de Santa Cruz do Sul. O Papo de Mulher foi recebido nas empresas ATC, BAT Brasil, Universal Leaf Tabacos, Philip Morris Brasil, UTC e Premium Tabacos.

Para a direção do sindicato, a iniciativa cumpriu seu papel de elevar o protagonismo feminino no ambiente sindical, com a mobilização de participantes que já demonstram interesse na adesão ao movimento sindical a partir da organização. “Para nós o programa foi um sucesso. Nestas empresas, tivemos a participação de 250 trabalhadoras que receberam estas informações e conversas sobre saúde e liderança feminina. Para nossa satisfação, algumas trabalhadoras já nos procuraram, buscando informações sobre a participação em nosso sindicato, situação que faz com que a proposta inicial do programa tenha sido alcançada”, avalia o presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior.

O dirigente revela que o resultado positivo vai além dos 98% de aprovação. “Além disso, a grande maioria, 90%, disse que os temas abordados, destacando o protagonismo feminino e as informações sobre bem-estar e saúde, todas pautas do Papo de Mulher, agradaram as trabalhadoras, que também revelaram que o tempo de duração do encontro, de uma hora, poderia ser ampliado”, destaca o Baptista Júnior.

Os encontros, realizados durante o expediente das trabalhadoras, levam informações sobre autocuidado e saúde para as mulheres participantes com o objetivo de ter um efeito multiplicador junto às famílias. “A figura feminina tem papel central neste cuidado com a família, por isso esta inserção neste ambiente é tão importante. Um dos pilares do Novo Stifa é proporcionar saúde e bem-estar de qualidade à população. Por meio desta divulgação de informações e serviços, conseguimos potencializar esta nossa característica que é essencial a este novo modelo Sindical que implementamos em nossa entidade”, pontua o presidente.

Saúde do trabalhador

A Semana Interna de Prevenção à Acidentes de Trabalho (Sipat) é uma ação realizada pelas empresas para promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Por estar ligado à saúde e à informação, o Papo de Mulher do Novo Stifa poderá integrar a programação destas atividades junto às indústrias participantes. “Recebemos a manifestação de vários participantes que solicitaram formalmente a inclusão do nosso projeto dentro das programações das suas semanas Sipat. Isso é o reconhecimento e a confirmação de que esta atividade está alinhada com a necessidade do trabalhador. Necessidade esta percebida e atendida de maneira pioneira pelo Novo Stifa”, avalia Baptista Júnior.

A partir dos resultados, avaliados pelas participantes e pelas empresas do setor tabaco que inicialmente receberam o Papo de Mulher, o presidente do Novo Stifa garante a continuação da atividade no próximo ano. “Além de dar continuidade nos espaços já realizados, podemos levar estas rodas de conversa para outras empresas que, nesta primeira temporada de atividade, não participaram do Papo de Mulher”, conclui o dirigente.

Foto: Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
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