Sapiranga trabalha para aderir ao Tudo Fácil Empresas

Por Amanda Krohn

Sapiranga deve aderir, nos próximos meses, ao sistema Tudo Fácil Empresas: um novo fluxo da RedeSimRS criado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae RS. Com isso, será possível formalizar uma empresa em minutos, de forma automática e gratuita. A mudança foi motivada pela integração do município na comitiva gaúcha que participou do evento Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae em Brasília, de 26 a 28 de julho. Além de Sapiranga, outras 23 cidades fizeram parte da comitiva.  Os três representantes que estiveram no encontro retornaram motivados a qualificar ainda mais o ambiente de negócios do município, que é um dos 67 integrantes do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos, a pasta já deu início ao processo de inserção ao programa. “Vamos trabalhar para melhorar ainda mais os nossos processos. Para isso, já demos início à implantação do Tudo Fácil Empresas em Sapiranga”, anuncia Della Santos. “Encaminhamos a adesão na Junta Comercial e, nos próximos meses, devemos colocar o sistema em funcionamento”, acrescenta. O secretário diz ter se inspirado em um case gaúcho apresentado no evento, em Brasília.

Vamos trabalhar para melhorar ainda mais os nossos processos. Para isso, já demos início à implantação do Tudo Fácil Empresas em Sapiranga.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ederson Klein, o evento Transformar Juntos agregou muito para a adoção de novas práticas de simplificação no atendimento ao público e aos empreendedores. Na sua secretaria, Klein diz que a revisão dos termos de referência do licenciamento ambiental já foi encaminhada para torná-los mais claros e ágeis. “Outra medida a ser adotada é a implantação de um novo sistema de gestão para desburocratizar o licenciamento, trazendo mais celeridade aos processos que aqui tramitam”, complementa Klein.

O diretor de Compras da Secretaria de Administração Fazendária, Ricardo Rodrigues, lembra que a nova Lei de Licitações, que entra em vigor no início de 2023, será um desafio para os empresários. A nova legislação vai mudar a forma como os municípios realizam suas compras e as empresas que não estiverem de acordo com as mudanças não poderão vender mais para as Prefeituras. “Um dos nossos projetos aqui em Sapiranga será incentivar empresas e empresários a participarem dos eventos de qualificação para compras públicas, que serão fundamentais para termos um bom resultado”, reforça Rodrigues.

Sobre o Transformar Juntos 2022

Mobilizar parceiros de órgãos governamentais e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado, compras públicas e fomento ao empreendedorismo. Este foi o principal objetivo do evento Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae no Centro Internacional de Convenções (Cicb). O Rio Grande do Sul foi representado por uma comitiva que reuniu 65 pessoas, envolvendo os parceiros estaduais da Redesim e representantes de 24 municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Um dos benefícios do programa será a desburocratização dos processos de abertura de empresas

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.