Prefeitura dá início à revitalização do Parque da Gruta

Por Gabrielle Pacheco

Um dos recantos mais procurados pelos santa-cruzenses e visitantes, alvo de melhorias constantes por parte da Administração Municipal, começou a ser revitalizado nesta segunda-feira (18). Quem até então tinha o hábito de dar uma voltinha no Parque da Gruta, esta manhã, encontrou os portões fechados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu) efetuou a limpeza do local, com poda e retirada de galhos.

Agora, na sequência, a Prefeitura dará início aos serviços de recuperação de equipamentos públicos, porém o parque permanecerá aberto normalmente. Quando houver a necessidade de utilização de equipamentos pesados e intervenções mais complexas, a Prefeitura informará sobre o fechamento do local. “Quando for preciso fechar para a população, vamos procurar fazer isso sempre na segunda-feira, quando o restaurante não funciona e o movimento é menor”, disse o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas.

As intervenções planejadas pela Prefeitura, em um investimento estimado em R$ 100 mil, deverão dar uma cara nova a um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Logo na entrada do parque, a passarela sobre o lago dos pedalinhos, terá todo o madeirame substituído. “Somente serão preservadas as vigas de sustentação da estrutura; o corrimão e o passeio serão inteiramente novos após finalizada a obra”, explicou o secretário.

Outros equipamentos, como pontes e mirantes também serão recuperados ao longo de sessenta dias. É o caso do mirante de uma das trilhas, que leva à cascatinha, o maior do parque. A estrutura terá todo o material trocado. A situação é a mesma na subida que leva à famosa gruta. Uma reforma promete dar vida nova ao acesso.

De acordo com Gérson, a revitalização do Parque da Gruta inclui também algumas mudanças nos espaços destinados aos animais. O cercado onde hoje ficam os pavões, por estar muito próximo ao palco de eventos, será demolido. A espécie será levada para o lago do moinho. O mesmo ocorrerá com os patos que hoje permanecem junto ao antigo minizoo. O cercado também será desmanchado.

Estruturas antigas, que hoje não apresentam mais utilidade e ainda enfeiam o cenário, como o casebre de madeira, situado atrás dos sanitários, será desmanchado. Os materiais – ferramentas e ração animal – serão guardados em uma construção de tijolos, recuperada para esta finalidade.

Por estarem muito próximas ao ambiente dos macacos, três churrasqueiras foram retiradas. Agora uma estrutura coletiva, com espaço para cinco churrasqueiras, está em construção e novas mesas serão instaladas no entorno para acomodar as famílias. Com as alterações no espaço, também alguns brinquedos, que hoje estão um pouco dispersos, deverão ser realocados.

Até o estacionamento, que aos finais de semana recebe um intenso fluxo de veículos, será contemplado com a revitalização. A ideia é transferir as motos para outro local e tornar o estacionamento de carros oblíquo, abrindo nove novas vagas. E para incentivar o transporte ecológico, um bicicletário será instalado.

As intervenções no Parque da Gruta, segundo o secretário Gérson, deverão estar concluídas antes da Oktoberfest. “Queremos o parque bonito para a comunidade e também para receber bem os nossos visitantes”, disse. Ele ressalta que inúmeras ações vêm sendo realizadas nos últimos anos para tornar o local ainda mais aprazível.

Recentemente a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) instalou placas orientando a população para que não alimente os animais, visando a preservação da fauna. Também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedect) instalou diversas placas informando sobre proibições, uso de lixeiras, utilização de brinquedos, dicas de alongamento e indicativas de banheiro, fraldário e outros espaços públicos.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar