OSPA Live deste sábado homenageia César Guerra-Peixe

Por Gabrielle Pacheco

A melodia de um dos principais nomes da música de concerto nacional e de três consagrados compositores da música italiana é destaque na 25ª edição do OSPA Live. No sábado (17), às 17h, o trio de músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), composto por Geovane Marquetti (violino), Murilo Alves (violoncelo) e André Carrara (piano), executa Trio para violino, violoncelo e piano, do carioca César Guerra-Peixe (1914-1993).

Em edição alusiva ao Dia do Professor, promovida junto à Secretaria da Educação do RS, a OSPA Live contempla também a apresentação de estudantes do Conservatório Pablo Komlós. Com regência de Arthur Barbosa, a Camerata da OSPA Jovem sobe ao palco pela primeira vez desde o início da pandemia e interpreta Adagio em sol menor, de Tomaso Albinoni (1671-1751), Concerto para quatro violinos e cordas nº 10, de Antonio Vivaldi (1678-1741), e Concerto para violoncelo em sol maior, de Luigi Boccherini (1743-1805). Os solos são de Dhouglas Umabel (violino), Gustavo Ferraz (violino), Marina Zimmermann (violino/solo), Daniela Luz (violino) e Diego Shuck Biasibetti (violoncelo), que também atua como cravista. O espetáculo é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté.

Sobre o Repertório

Trio para violino, violoncelo e piano, de Guerra-Peixe, se destaca pelo caráter de câmara tradicional. A obra foi elaborada em 1960 para o programa Música e Músicos do Brasil, da Rádio Mec, e ganhou a segunda colocação no concurso, que revelou grandes nomes da música nacional. Consagrada composição de Albinoni, Adagio em sol menor é um dos principais arquétipos da música barroca, sendo aclamada no repertório de concerto e na cultura popular – especialmente no audiovisual, em que serviu de fundo para o filme Gallipoli.

Com diversas remodelações, a peça teve intervenção direta do biógrafo do compositor, Remo Giazotto. Concerto para quatro violinos e cordas nº 10, de Vivaldi, insere-se na coletânea de 12 concertos de Vivaldi, L’ estro armonico, que elevou exponencialmente a reputação do compositor. Concerto para violoncelo em sol maior, de Boccherini, revela o instrumento pelo qual o músico tornou-se célebre. Com vasto repertório camerístico, o compositor escreveu 12 concertos somente nessa disposição.

Sobre o OSPA Live

O projeto online da OSPA busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam recitais, em grupos de câmara, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. Assim, as exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

Programa:

César Guerra-Peixe (1914-1993)

Trio para violino, violoncelo e piano
I. Allegro Moderato
II. Andante
III. Vivace

Apresentação:
Geovane Marquetti (violino)
Murilo Alves (violoncelo)
André Carrara (piano)

Tomaso Albinoni (1671-1751)
Adagio em sol menor

Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto para quatro violinos e cordas nº 10
I. Allegro
II. Largo
III. Allegro

Luigi Boccherini (1743-1805)
Concerto para violoncelo em sol maior
I. Allegro
II. Largo
III. Allegro

Apresentação:

Camerata da OSPA Jovem
Arthur Barbosa (regente)
Diego Shuck Biasibetti (cravo e violoncelo/solo)
Dhouglas Umabel (violino/solo)
Gustavo Ferraz (violino/solo)
Marina Zimmermann (violino/solo)
Daniela Luz (violino/solo)

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar