O Grupo de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizará concerto especial em Nova Petrópolis em homenagem ao bicentenário da imigração alemã. O concerto terá entrada gratuita, mas o local e a data ainda serão definidos. A confirmação do evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (14) durante o evento de lançamento da programação oficial do Rio Grande do Sul para os festejos dos 200 anos.
A programação foi lançada durante evento na Casa da Ospa, em Porto Alegre, com a participação do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf (PSDB), e do vice-prefeito Martim Wissmann. A presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas, e a professora Célia Weber Heylmann, que integra a Comissão Oficial do estado, também representaram o município na ocasião. O governo estadual foi representado pela secretária-adjunta de Cultura, Gabriella Meindrad, e pelo presidente da Comissão Estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger.
De acordo a coordenação artística da Ospa, o concerto em Nova Petrópolis faz parte da série “Música de Câmara no Interior”. A apresentação será aberta à comunidade e terá entrada franca. Outras três cidades gaúchas participarão da série de concertos especiais no interior, sendo que Montenegro e Pelotas também já estão confirmadas.
Segundo o vice-prefeito Martim Wissmann, a administração de Nova Petrópolis está em tratativas desde 2023 para que o município fosse um dos contemplados com os concertos do bicentenário. “Criamos em Nova Petrópolis uma comissão oficial para tratar dos assuntos do bicentenário, e esse grupo tem uma relação muito próxima com a comissão estadual. Isso nos permitiu acompanhar o planejamento do estado e saber, por exemplo, desta série de concertos. Com certeza é uma grande notícia para a comunidade nova-petropolitana e reforça a importância de nossa cidade no contexto do bicentenário”, aponta o vice-prefeito.