Ministério garante prioridade ao projeto de Macrodrenagem na Várzea

Por Marina Klein Telles

O projeto de macrodrenagem da microbacia do bairro Várzea encaminhado por Santa Cruz do Sul ao Governo Federal deverá receber prioridade. A indicação foi obtida pela prefeita Helena Hermany durante reunião, na tarde de quarta-feira (22), com o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani.

Com isso, a iniciativa, orçada em R$ 160 milhões, através do programa Novo PAC – Cidades Sustentáveis e Resilientes – Prevenção a Desastres: Drenagem Urbana, será tratada com maior urgência, em virtude da situação de calamidade pública em que se encontra o município.

Conforme a prefeita, a partir desta semana, a Secretaria Municipal de Planejamento estabelecerá contato direto com Picciani para dar sequência aos encaminhamentos necessários. O deputado federal Heitor Schuch e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, também participaram do encontro. Caberá ao parlamentar do Vale do Rio Pardo levar a questão ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, buscando dar maior celeridade aos trâmites.

O projeto de macrodrenagem do bairro Várzea foi elaborado pela UNISC e inclui sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.

Para a prefeita Helena, a implementação das iniciativas trará maior segurança ao município no controle das águas e na prevenção e reação a situações de enchente. “A concretização desta proposta representará a solução definitiva de um problema histórico, que há décadas aflige a região da Várzea e Santa Cruz do Sul. Seguiremos atuando e em contato com o Governo Federal para que ela se torne realidade no mais breve espaço de tempo possível”.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.