As obras de construção do Centro Administrativo II tem avançado em Santa Cruz do Sul. O novo prédio concentrará a maioria dos serviços da Prefeitura e as secretarias municipais em uma única área. Além disso, o espaço reduzirá ainda mais a necessidade do aluguel de imóveis para sediar serviços públicos municipais. O projeto do novo centro administrativo foi retomado em 2023, após uma parada de 12 anos nas obras.
O novo prédio está sendo construído na esquina da rua Oscar Jost com a 28 de Outubro. O novo espaço trará à administração de Santa Cruz do Sul mais uma estrutura própria moderna e adequada com capacidade para atender a comunidade e instalações apropriadas para os servidores cumprirem com suas atribuições. Para a prefeita Helena Hermany (PP), a retomada do projeto representa respeito ao uso dos recursos públicos. “Estamos dando sentido a um investimento do município que estava esquecido, que trará em um futuro bem próximo impacto positivo nas finanças públicas com a redução dos aluguéis. Além disso, a concentração de mais serviços municipais em uma mesma área facilitará o atendimento da Prefeitura aos santa-cruzenses”, avalia a chefe do executivo municipal.
Na terceira semana de junho, o prédio já se encontra com sua parte estrutural totalmente construída, com os sete andares já concretados. No segundo pavimento, já foram concluídos o PPCI e as instalações elétrica, de climatização e das aberturas. No momento, as equipes da empresa K&G Construções LTDA, vencedora da licitação, trabalham em diferentes atividades do projeto. De acordo com o encarregado geral da obra, Laudemir Marin, o foco do trabalho agora está no fechamento em alvenaria, reboco e a colocação de porcelanato do sexto andar, além da execução da alvenaria, das escadarias e acabamentos em geral.