Inverno com maior incidência de dias frios deve impulsionar vendas do varejo gaúcho em 2018

Por Gabrielle Pacheco

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, a ocorrência de baixas temperaturas no inverno pode trazer um crescimento de até 12% na comparação com o mesmo período de 2017. A perspectiva de que o inverno em 2018 apresente dias efetivamente mais frios do que os registrados em 2017, anima os varejistas gaúchos e gera a expectativa de que aconteça um incremento significativo nas vendas, especialmente de artigos como roupas e calçados.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, destaca que o saldo positivo de 43.460 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2018 no estado, com expansão de empregos e aumento da massa salarial, são fatores que devem contribuir para a expansão das vendas nos meses de inverno. Além disso, com as recentes quedas da Selic, as pessoas que costumam poupar estão optando por adquirir bens de consumo e reforçando a comercialização de produtos no varejo gaúcho.

O desempenho do varejo no inverno gaúcho evidentemente depende da maior ou menor intensidade dos dias frios. Nos últimos anos o Rio Grande do Sul deixou de contar temporadas longas de baixas temperaturas, o que, efetivamente, causa prejuízo nas vendas. O fato positivo é que os lojistas não têm mais realizado grandes estocagens, o que evita maiores prejuízos em períodos em que a demanda é fraca. Todos estão se readequando, especialmente por questões de dificuldades na logística”, enfatiza o presidente.

Apesar do relativo otimismo, o presidente da FCDL-RS salienta que os percentuais de expansão podem ser menores por causa do impacto dos recentes aumentos dos preços dos combustíveis, o que reduz o poder de compra da população, que acaba gastando mais com esses produtos. Na avaliação do dirigente, o governo federal deve colaborar com a sociedade diminuindo a carga fiscal sobre os combustíveis, a fim de aliviar o peso sobre o bolso dos consumidores.

Foto: reprodução | Fonte: Assessoria
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