Pelo segundo ano consecutivo, a Okna Produções marca presença na programação oficial do 68º Festival de Cinema de Berlim. A produtora foi selecionada para o Co-Production Market da Berlinale com o projeto A Primeira Morte de Joana, segundo longa-metragem da diretora Cristiane Oliveira.
A produtora é presença constante neste festival desde 2011, quando Aletéia Selonk foi selecionada para o Talent Project Market com “Mulher do Pai” ainda como projeto em desenvolvimento, ganhando o prêmio VFF Talent Highlight Pitch Award. Em 2017, “Mulher do Pai”, primeiro longa assinado por Cristiane, teve a sua estreia internacional na mostra Generation 14plus no Festival de Cinema de Berlim.
O Co-Production Market é um evento que integra a programação oficial da Berlinale, reconhecido mundialmente pela qualidade de projetos e agentes do mercado presentes. Voltado para produtoras consolidadas no mercado internacional e com experiência em coproduções, recebeu 326 projetos inscritos e 21 selecionados do México, Grécia, Alemanha, República Tcheca, França, Bélgica, Filipinas, Cingapura, Irlanda, Inglaterra, Polônia, Israel, Chile, África do Sul, Canada, Espanha, Suíça, Turquia e Brasil.
A Primeira Morte de Joana vem sendo desenvolvido há quatro anos. Em 2014, o projeto foi contemplado no edital de desenvolvimento PRODAV 05/2013, do Fundo Setorial do Audiovisual. Com os recursos do FSA o projeto ganhou consistência e parceiros que qualificaram muito a proposta idealizada. O roteiro foi elaborado em parceria com a corroteirista e atriz Silvia Lourenço (de O Homem das Multidões e Contra Todos); e contou com a consultoria de roteiro do cineasta português João Nicolau (diretor de John From e A Espada e a Rosa).
Como resultado desta fase de desenvolvimento, em maio de 2017, o projeto foi contemplado no edital do BNDES para produção de longas-metragens, obtendo assim cerca de 50% do seu orçamento de realização. A Primeira Morte de Joana está previsto para ser filmado no segundo semestre de 2018.