50° Festival de Cinema de Gramado homenageia Marcos Palmeira com Troféu Oscarito

Por Ester Ellwanger

Após divulgar as 50 produções que compõem as mostras de Longas-Metragens Brasileiros, Estrangeiros e Gaúchos e os Curtas-Metragens Brasileiros e Gaúchos na última sexta-feira, 8, em Gramado, a noite desta terça-feira, 12, foi o momento de conhecer os últimos títulos que concorrerão aos Kikitos desta edição. Os cinco Longa-Metragens Documentais (lista completa ao final do release) foram divulgados em evento realizado no hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O encontro, comandado pela jornalista Renata Boldrini, reuniu o Vice-Prefeito de Gramado e presidente do conselho da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, a curadora, Dira Paes, realizadores, produtores, atores e jornalistas.

 

A mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais é uma das novidades desta edição. Para a seleção dos filmes participantes, os curadores Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil prestigiaram um total de 116 obras inscritas.

 “Tivemos mais de 100 filmes inscritos para uma mostra inédita. Foi um trabalho complexo de diálogo e exposição de ideias que nos fez culminar nessa lista de cinco títulos que apresentamos hoje. Em nome da curadoria, estamos muito felizes de poder anunciar esses filmes potentes e que refletem muito o atual cenário político, social e econômico do nosso país”, afirmou Dira.

Aliando o retorno ao formato presencial com as inovações advindas da pandemia, os selecionados terão uma janela de exibição diferenciada: os cinco filmes serão veiculados exclusivamente pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado. Escolhido pelo júri, o vencedor será, ainda, exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.

Troféu Oscarito

A mais tradicional honraria, concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado será entregue ,em 2022, ao ator Marcos Palmeira. Com mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro, Marcos é um dos nomes mais conhecidos e respeitados no Brasil. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da iberoamérica, como Prêmio Platino e Emmy. Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época.

“Eu tenho um carinho muito especial por Gramado, é um festival que simboliza muito para quem é do setor. Eu tive o prazer de ter alguns dos meus trabalhos reconhecidos por lá. Pude homenagear meu pai e, agora, recebo essa surpresa. Eu estou muito feliz de poder fazer parte dessa história mais uma vez”, diz o ator.

Além do Troféu Oscarito, a organização já revelou que o Troféu Eduardo Abelin, homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro, será entregue a Joel Zito Araújo. Já o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, este ano.

Foto:  Roberto Filho/ Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.