Feira do Livro de Porto Alegre realiza bate-papo com ex-patronos

Por Amanda Krohn

Em um tom de conversa com os seus leitores, escritores contaram suas histórias e experiências literárias de quando foram patronos da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em bate-papo ocorrido no Teatro Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, nesta quarta-feira (9), Airton Ortiz, Alcy Cheuiche e Cíntia Moscovich compartilharam causos, impressões e histórias engraçadas. Patrono na edição de 2006, Cheuiche disse que na época da escolha ficou muito feliz, especialmente porque naquele ano era comemorado o centenário de nascimento de Mario Quintana. “Ele tinha um carinho especial por jovens escritores. Era sempre o primeiro a chegar nas sessões de autógrafos já com o seu exemplar debaixo do braço”, contou.

Airton Ortiz, patrono da feira de 2014, disse que a escolha de seu nome foi um momento simbólico e o maior prêmio para um escritor. “O patrono personifica a feira”, revelou. Já Cíntia Moscovich, patrona de 2016, relatou o seu amor pelos livros desde a infância. “Desde pequena, meu desejo secreto era trazer uma cadeira de praia para acompanhar as sessões de autógrafos. Quando fui patrona eu fiz isso e as pessoas iam ali falar comigo”, rememorou.

Ainda nesta quarta-feira aconteceu uma conversa sobre a obra em quadrinhos Tragédia da Rua da Praia, escrita por Rafael Guimaraens e arte do cartunista Edgar Vasques. O bate-papo ocorreu no Auditório Barbosa Lessa, no Espaço Força e Luz e abordou temas como a longa parceria dos artistas para contar histórias dramáticas e esquecidas que abalaram a capital gaúcha. Com uma plateia cheia e atenta, a dupla falou sobre o processo de construção do livro, da narrativa abordada e do resgate histórico que a obra traz aos seus leitores.  Após a explanação do livro, a conversa foi aberta ao público. “O personagem tem que ter alma, trabalhar a sua personalidade”, afirmou Rafael Guimaraens, após ser questionado por um leitor sobre o processo narrativo para descrever os personagens de suas histórias.

Atrações desta quinta-feira

Paulo Flávio Ledur ministra mais uma edição da oficina Como aprender gramática pensando mais e decorando menos?, na Sala o Retrato do Espaço Força e Luz, a partir das 15h. Com ensaios assinados por seis gaúchos, o livro “Marketing Político no Brasil” terá sessão de autógrafos nesta quinta-feira. Cassiano Sampaio, Cleber Benvegnú, Fábio Bernardi, Gabriel Corrêa, José Fuscaldo e Tania Moreira estarão à disposição do público a partir das 17h na Praça de Autógrafos Gerdau, na Praça da Alfândega.

Já a escritora francesa Leonor de Récondo participa da palestra Todos os amores com a psicoterapeuta Betina Kruter e mediação de Nicolle Ortiz. A partir dos romances Amores e Ponto Cardeal, a escritora e violonista Léonor debate a exploração do amor em todas as suas formas. No auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, a partir das 17h30.

A feira segue até a terça-feira, 15, com as suas tradicionais bancas de livros e com uma programação que conta com mais de mil atividades. A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o Patrocínio Master de Gerdau, Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Sulgás, Vero, a maquininha que resolve de verdade, Petrobras — patrocinadora do Espaço Jovem Petrobras, Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, Sebrae e SZ Working. Apoio Cultural da Kodex, Voco, Tramontina, Assembléia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Aços Favorit e Senado Federal. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios e Memorial do RS e tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Pró-cultura RS.

Fotos: Diego Lopes/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.