O segundo dia da 38ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos foi realizado nesta quarta-feira (11). Música, atrações literárias e culturais embalaram as atividades na data. São mais de 200 atividades abertas ao público em geral até o dia 22 de setembro, na Praça 20 de Setembro, no Centro de São Leopoldo.
Atrações que marcaram a quarta-feira
Chiquinho Divilas (Palestra Show)
Durante os períodos da manhã e tarde, o artista musical Jankiel Francisco Claudio, mais conhecido como ‘Chiquinho Divilas’, se apresentou no Palco Bicentenário. Durante a palestra show, o rapper apresentou o seu livro “Contos Divilas: na batida da literatura”. A atividade foi exclusiva para as escolas que se inscreveram.
Para a estudante da Emef Santa Marta, Eduarda de Silva Martins, de 14 anos, o momento acabou trazendo um grande aprendizado. “Foi muito bom saber que existem pessoas assim, que não desistem por mais difícil que seja o desafio. O Chiquinho nos ensinou várias coisas, a história de vida dele é sensacional. Com certeza vou levar isso como aprendizado na vida”, destacou a jovem.
As Fantásticas Aventuras de um Menino que Lia Livros (Teatro)
O teatro “As Fantásticas Aventuras de um Menino que Lia Livros” é um espetáculo de rua baseado em uma crônica do autor Vinícius Linné. Com um tom nostálgico e divertido, a peça celebra o prazer da leitura e as pequenas coisas da vida. Esta atividade, também exclusiva para escolas inscritas, ocorreu em quatro sessões ao longo do dia, no Palco Menino Maluquinho.“Eu gostei muito do teatro, ele foi bem divertido. Eu aprendi sobre a importância da leitura e sobre a junção das palavras”, comentou Ana Clara, de 9 anos, da Emef Padre Orestes João Stragliotto. Para Caio Henrique Hezer, de 9 anos, da mesma escola, o teatro ensinou algo muito importante, a leitura dos livros.” Eu achei divertido a maneira como eles nos mostraram isso. Com certeza irei me dedicar cada vez mais a leitura”, pontuou o pequeno.
Encontro com Gláucia de Souza e Caio Riter
Alunos e professores participaram de um bate-papo no Palco Ziraldo com dois autores de literatura infanto-juvenil. Na parte da manhã, com a escritora Gláucia de Souza, carioca com especialização em Literatura Infantil e Doutorado em Letras. E na parte da tarde, com o escritor Caio Riter, mestre e doutor em Literatura Brasileira, com mais de 70 obras publicadas, incluindo livros infantis, juvenis e de contos. O autor destacou a grande importância que a Feira do Livro traz ao fazer esse contato dos escritores com seus leitores. “É muito bacana que depois de todos os problemas que a cidade passou em relação as enchentes, ela se reergueu, e continua investindo na literatura”, afirmou Riter.
Lançamento do Livro de Jaime Andruart – “Haicais da Terra dos Mortos”
Às 16h30min, no Palco Ziraldo, ocorreu o lançamento do livro “Haicais da Terra dos Mortos” do autor Jaime Andruart, especialista em ficção científica, terror e fantasia.
Mesa Literária “Literatura contra a Ditadura”
Às 18h, o Palco Ziraldo recebeu as escritoras Andréia Schefer e Joselma Noal, com a mediação de Adeli Sell, para uma discussão sobre literatura contra a ditadura.
No Palco Aldir Blanc, às 18h, José Leopoldo da Rosa, conhecido como Leopoldo, apresentou um show de voz e violão. Leopoldo é o idealizador do Coopercultura, que oferece oficinas de música, dança e eventos culturais para crianças e adolescentes do bairro Vicentina, em São Leopoldo.
Espaço Uma Cidade Viva Conta Suas Histórias
No Espaço “Uma Cidade Viva Conta Suas Histórias”, exposições sobre o bicentenário da imigração alemã no Brasil e sobre a “Vida que se Refaz” foram realizadas durante o dia. Às 16h, houve uma “Roda de Vivências” sobre os primeiros 70 anos dos Governos Municipais (1889 a 1959).
Espaço Carreta Literária
No Espaço Carreta Literária, destinado exclusivamente às escolas inscritas, foram realizadas três sessões de contação de histórias: “O Grúfalo”, “Uma Singela Homenagem a Márcia Dieter” e “Histórias de Dar Medo”.
Show de Dai Nunes
Para encerrar a noite, o Palco Bicentenário recebeu às 19h30min a cantora e compositora de Pop Rock Dai Nunes, com uma apresentação artística.
A Feira do Livro é realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), com a correalização do Sesc-Fecomércio São Leopoldo e apoio da Sebratel.