Empresa chilena assegura investimento de R$ 25 bilhões no RS mesmo após enchentes

Por Jonathan da Silva

A multinacional chilena de celulose CMPC confirmou que o investimento no Rio Grande do Sul acertado em abril terá seguimento mesmo após a catástrofe climática no estado. A empresa investirá R$ 25 bilhões na instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do Ribeiro e de um terminal portuário. A parceria da CMPC com o RS foi reiterada na segunda-feira (17) em reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice-governador Gabriel Souza (MDB). O valor é considerado o maior investimento privado da história do estado.

Também participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann. Polo acredita que a continuidade do projeto é um voto de confiança na capacidade do estado de se reerguer. “Apesar de toda a tragédia que estamos vivendo, ainda somos atrativos para investimentos. Estamos trabalhando para a reconstrução do Estado, e manter os projetos que já estavam em andamento é de grande ajuda no processo”, pontuou o titular da Sedec. Polo também ressaltou que a geração de empregos, estimados em 13 mil vagas durante a implementação do complexo, também será de extrema importância para a reestruturação do Rio Grande do Sul.

O licenciamento ambiental para as obras já foi protocolado e, de acordo a CMPC, o cronograma de trabalho será mantido, com o início da construção em 2026 e finalização em 2028. A empresa também se ofereceu para fornecer mudas nativas para recompor a mata ciliar dos rios, o que ajudará a evitar a erosão dos rios.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.