São Leopoldo entrou em status de alerta no Plano de Contingência (Placon) após o Rio dos Sinos atingir o nível de 4,50 m segundo o Sistema de Telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA/CPRM). Chove na cidade desde a madrugada desta quarta-feira (19) e o acumulado de chuva até o momento é de 35,4mm. O rio tem subido cerca de 3 centímetros por hora e a elevação nas últimas 24 horas foi de 74 cm.
O status de Alerta do Placon é acionado quando o nível do rio atinge 4,30 m. Até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência de remoção de famílias no território de São Leopoldo. Equipes do órgão se deslocaram na manhã desta quarta para alertar as famílias da rua da Praia e das Camélias, primeiros locais afetados quando o nível chega a 4,50 m.
Em Boletim Meteorológico emitido na terça (18) pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS), a previsão é de chuvas pontualmente fortes nesta quarta. Os acumulados variam de 30 e 50 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 80 mm/dia nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Na quinta-feira, 20 de junho, o fluxo de umidade vindo norte do país mantém as chuvas fracas, sem passar dos 15 mm/dia.