Cinco tendências de marketing para ficar de olho em 2022

Por Stephany Foscarini

Novos canais de comunicação surgem com uma velocidade jamais vista. Por isso, nos dias de hoje não dá para ficar refém de apenas uma plataforma ou outra. Afinal, uma das principais obrigações de quem pretende trabalhar com marketing, ou que já está no mercado de trabalho, é buscar se atualizar constantemente.

É preciso ler diariamente sobre o tema e buscar sempre se aprimorar. É um mercado extremamente disputado e, cada vez mais, se destacar da maioria vai ser necessário. Oportunidades existem, mas o nível de exigência também aumenta cada vez mais”.

É o que defende o especialista em marketing e docente do Senac Novo Hamburgo, Emerson Alves dos Reis. “É preciso ler diariamente sobre o tema e buscar sempre se aprimorar. É um mercado extremamente disputado e, cada vez mais, se destacar da maioria vai ser necessário. Oportunidades existem, mas o nível de exigência também aumenta cada vez mais”, pontua.

Mas como os profissionais de marketing podem se aperfeiçoar dentro da profissão? De acordo com Emerson, primeiramente é necessário estar atualizado, se inteirando sobre o tema, fazendo cursos e, principalmente, colocando à prova seus conceitos e crenças. “O marketing nunca teve uma “receita do sucesso” e, agora, com essa gigantesca diversidade de redes e canais isso se tornou cada vez mais utópico. O único jeito é se especializar e colocar as ideias à prova. Isso chama-se validação e precisa fazer parte da rotina do profissional. Jamais trabalhe baseado em achismo. Monitore o tempo todo”, explica.

Diante disso, o docente lista cinco tendências relacionadas ao universo do marketing para ficar de olho em 2022:

  1. Os vídeos curtos estão com uma ótima performance no Instagram, aproveite!
  2. Avalie o TikTok. Por mais que a rede possa parecer informal demais, é possível sim trabalhar dentro dela de maneira mais comercial. Acompanhe marcas como o Starbucks, eles fazem um trabalho magnífico na rede. Além disso, a entrega orgânica dessa rede é fantástica, comparado com o que temos no mercado.
  3. Se você ainda não entende de gestão de tráfego, chegou a hora! Esse recurso é extremamente útil para dar retornos mais rápidos, até mesmo para negócios locais.
  4. Humanização. Cada vez mais o artificial perde espaço nas redes sociais e as próprias plataformas, principalmente Instagram e TikTok, entregam mais o conteúdo se ele for produzido dentro da própria plataforma, com os recursos dela.
  5. Conte histórias. Cada vez mais as narrativas contínuas performam bem dentro das redes sociais. Crie um cronograma, planeje e execute-o. Assim a coerência em seus conteúdos tende a tornar-se mais evidente, retendo o público e fazendo com que você tenha uma base mais qualificada quando for vender um produto ou serviço.

*Emerson Alves dos Reis, docente do Senac Novo Hamburgo. É mestrando em Indústria Criativa, trabalha com publicidade e comunicação há nove anos, e é co-fundador da MOG Comunicação, startup residente do Feevale Techpark há três anos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.