China mantém interesse em área de infraestrutura no Estado

Por Gabrielle Pacheco

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, disse na tarde de ontem (19), em palestra para industriais gaúchos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), que infraestrutura, especialmente em áreas de energia, ferrovias, portos e aeroportos, segue como o principal objetivo dos chineses no Estado. Tang falou sobre “Comércio entre Brasil e China: desafios e oportunidades” durante a reunião do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da entidade, moderada pelo vice-coordenador do Concex, André Meyer da Silva.

No ano passado, os chineses adquiriram o controle acionário do grupo CPFL Energia, e se associaram a algumas hidrelétricas com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Charles Tang comentou ainda sobre a possibilidade de o Rio Grande do Sul receber uma montadora de tratores, e na sequência a instalação de uma planta para fabricação em território gaúcho. Propôs também que uma missão empresarial do Estado visite o país asiático ainda este ano em busca de investimentos e parcerias.

O presidente da CCIBC enfatizou que os chineses lideram o movimento de transformação e governança global, assumindo a responsabilidade que exercem como nação da segunda economia do planeta. Prevê que, em sete ou oito anos, a China ultrapasse o PIB americano, assumindo definitivamente o posto de principal economia do mundo. Por isso, os demais países devem ser receptivos aos projetos de investimentos da nação asiática. “Poucos empresários enxergam a China como ameaça, a maioria vê como oportunidade”, destacou.
O senador Lasier Martins, um dos articuladores da visita de Tang à FIERGS, participou da reunião. “A China não faz segredo de que o seu principal interesse na América Latina e país que ela está investindo muito é o Brasil. Queremos ver o Rio Grande do Sul envolvido nisso”, disse o senador.

Fonte: Assessoria | Foto: Divulgação
Publicidade

Você também pode gostar