Maestro catalão Jordi Mora ministra curso inédito no Brasil

Por Jonathan da Silva

O maestro catalão Jordi Mora virá ao Brasil neste mês de julho para ministrar um curso inédito que combina conteúdos de Fenomenologia da Música com conceitos sobre OntoArte. A atividade terá seu lançamento internacional no Centro de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, em São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul. Além de músicos profissionais e estudantes, que terão aulas intensivas de 25 de julho a 4 de agosto, o público em geral poderá participar da programação de concertos e conferências nos fins de semana de 27 e 28 de julho e 3 e 4 de agosto.

Para os músicos que já têm atuação na área, a iniciativa tem diversos objetivos, como alcançar a interpretação de peças musicais o mais próximo possível daquilo que o compositor criou. Já para os amantes da arte, a intenção é aprofundar os conhecimentos em música e filosofia, além de refinar a sensibilidade e percepção estética.

Haverá também aulas lecionadas pelos professores Bruno Fleck, Claudio Carrara, Mami Ueno, Antonio Carlos Borges-Cunha e Vagner Cunha. Os concertos e recitais serão realizados pelos próprios músicos estudantes do curso, complementados por um programa que conta com concerto da Orquestra Jovem Recanto Maestro e apresentação do espetáculo Los Orientales, com os músicos Vagner Cunha, Paulinho Fagundes e Ernesto Fagundes.

As inscrições para o curso OntoArte e Fenomenologia da Música podem ser realizadas pelo e-mail comunicacao@ontoarte.org.br e pelo telefone/WhatsApp (55) 99663-5471.

O programa do curso

As conferências são orientadas ao estudo profundo de obras musicais mundialmente conhecidas. Todo o conteúdo parte da perspectiva da Fenomenologia da Música, forma de conhecimento que ajuda a aprofundar no que é essencial em toda a realização musical, combinada com conceitos sobre OntoArte, concepção que resgata a arte do ser, do belo e do estético como parte da ordem da vida.

Dentre os tópicos abordados estão estudo e compreensão musical da estrutura rítmica, melódica e harmônica da obra; relação entre a partitura e a realização musical; estudo das frases musicais como constante vivência das tendências de tensão e distensão; além de estudos da forma em sua totalidade. Para os músicos, a combinação entre as aulas práticas, realizadas de segunda a sexta-feira, e as conferências e concertos, nos finais de semana, permite unificar e integrar os conhecimentos adquiridos com a análise dos pontos de vista acústico, artístico e filosófico.

O curso é focado em reunir músicos de alto nível de todas as idades de modo a trabalhar o repertório orquestral com rigorosa abordagem pedagógica focada na compreensão da peça e do compositor. O foco está em conhecer o trabalho de cada compositor, aprofundando-se nos diferentes aspectos essenciais de suas composições, observando detalhadamente pontos como ritmo, melodia, harmonia e estrutura métrica. Também serão analisadas afinação e equilíbrio, ou seja, a ordem de prioridades das diferentes vozes, para finalmente, alcançar o mais sutil e essencial que deve ser descoberto em cada trabalho musical: o fraseamento, compreendendo a relação entre tensão e distensão que é criada quando a consciência relaciona um som ao outro.

Para chegar o mais longe possível na experiência, utiliza-se a fenomenologia musical, área do saber que foi desenvolvida e estudada principalmente pelo Maestro Sergiu Celibidache, músico e pedagogo natural da Romênia, que, na segunda metade do século XX, divulgou amplamente seus estudos, formando músicos de todo o mundo, inclusive Jordi Mora, seu pupilo. O conteúdo de Fenomenologia da Música será combinado ao de OntoArte, linha de pensamento sobre arte desenvolvida pelo filósofo e artista Antonio Meneghetti, a partir do conhecimento da Ontopsicologia, também desenvolvida por Meneghetti.

Assim como a Fenomenologia da Música, a Ontopsicologia e a OntoArte têm como ponto de partida o pensamento do filósofo alemão Edmund Husserl, considerado o “pai” da Fenomenologia. O local em que as aulas serão realizadas, o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, é um dos maiores centros de estudos da OntoArte e da Ontopsicologia no mundo. Por meio deste programa formativo, abre espaço para o estudo da Fenomenologia da Música.

O curso é promovido pela Associação OntoArte, a Orquestra Jovem Recanto Maestro e a Filarmônica OntoArte Recanto Maestro com o apoio da Fundação Antonio Meneghetti e da Bell’Anima Produções Artísticas.

Jordi Mora

Maestro catalão Jordi Mora

Nascido em Barcelona, na Espanha, Jordi Mora ​​​​concluiu os primeiros estudos musicais em piano e viola no Conservatório Superior de Música da cidade. Na Alemanha, formou-se como oboísta na Hochschule für Musik de Würzburg e formou-se em Musicologia e Filosofia na Universidade de Munique, ganhando bolsa do Estado da Baviera com a tese “A estruturação das funções verticais na instrumentação da obra sinfônica de Beethoven”. Estudou regência orquestral principalmente com o maestro Sergiu Celibidache, participando em numerosas aulas magnas e cursos de regência ministrados por ele na Universidade de Mainz e outros cursos em Trier, Londres, Stuttgart e Paris.

Mora foi o regente principal da Orquestra Nacional da Grécia, da Orquestra Sinfônica de Vallès, da Orquestra Sinfônica Segle XXI e da Bruckner Akademie Orchester. Como regente convidado, rege regularmente na Alemanha, Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Rússia, Romênia, Grécia e América do Sul. Já trabalhou com solistas de renome internacional como Pierre Amoyal, Lluís Claret, Joaquín Achúcarro, Elizabeth Sombart, Christian Ostertag, Alexander Panizza, Núria Rial e Mireia Pintó. Seu repertório vai desde obras da época barroca a numerosas estreias mundiais, especialmente de compositores espanhóis (Baucells, Ugarte, Brotons, Pladevall) e argentinos (Di Cicco, Maglia, Casanova).

Jordi Mora desenvolve uma extensa atividade pedagógica, atuando em países como Suíça, Argentina, Alemanha, Bélgica e agora no Brasil. Foi membro do júri de renomados concursos musicais internacionais. Desde 2003, é professor de regência orquestral na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMuC) e, em 2010, foi nomeado professor convidado na Grieg-Akademie na cidade de Bergen (Noruega).

Serviço

  • O quê: curso OntoArte e Fenomenologia da Música
  • Quem: com o maestro Jordi Mora, os professores Bruno Fleck, Claudio Carrara, Mami Ueno, Antonio Carlos Borges-Cunha e Vagner Cunha, além de apresentações musicais da Orquestra Jovem Recanto Maestro e do espetáculo Los Orientales, com Vagner Cunha, Paulinho Fagundes e Ernesto Fagundes
  • Quando: para músicos profissionais: de 25 de julho a 4 de agosto | para amantes da arte e da filosofia: fins de semana de 27 e 28 de julho e/ou 3 e 4 de agosto
  • Onde: Centro de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (São João do Polêsine – Recanto Maestro – Restinga Sêca) | Os encontros acontecerão em em diferentes espaços, como a sede da Orquestra Jovem Recanto Maestro, a sede da Bell’Anima e o auditório da Antonio Meneghetti Faculdade.
Foto: Acervo Jordi Mora/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.