Webdocumentário produzido por acadêmicos da Feevale vence no Festival de Cinema de Gramado

Por Gabrielle Pacheco

O webdocumentário Invisíveis, desenvolvido pelos acadêmicos da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale, foi um dos vencedores do Concurso Interativo Trailers, Clipes e Webdocs, promovido pelo Gramado Film Market, no 46º Festival de Cinema de Gramado. O anúncio foi feito na tarde de ontem, 22, em sessão aberta aos participantes.

Concorrendo com um total de 56 inscrições nas categorias, que somaram quase cinco mil votos, a produção foi eleita o melhor Webdocumentário desta edição. Diante do expressivo resultado, o Canal Brasil criou o Prêmio Exibição Digital Canal Brasil e vai disponibilizar os vencedores em seu Canal Oficial do YouTube por dois meses.

Dirigido pela acadêmica de Produção Audiovisual, Luisa Krummenauer, o webdocumentário é baseado em relatos de moradores de rua e foi desenvolvido em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua em Novo Hamburgo, conhecido como Centro Pop, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Sobre a premiação, a estudante afirmou que é maravilhoso o reconhecimento, já que a temática abordada é muito importante e deve ser cada vez mais difundida, principalmente pela mídia. “Ver esse trabalho, no qual procuramos dar voz a essas pessoas, ser vencedor no festival é inspirador. A produção fez todos da equipe evoluírem, não só como profissionais e acadêmicos, mas também como seres humanos”, disse.

Orientado pelos professores da Feevale, Caroline Colpo, Gabriel Daudt (coordenador do setor de Marketing da Instituição) e Vanessa Valiati, o webdocumentário de dez minutos tem o intuito de mostrar as experiências de pessoas em situação de rua, que enfrentam não só a violência física, mas, também, o julgamento e o preconceito. Durante a primeira exibição do documentário, os beneficiados do Centro Pop comentaram sobre a experiência de participar de um projeto com a temática voltada às suas próprias vivências e destacaram a importância de serem ouvidos e reconhecidos.

Foto: Divulgação | Fonte: Imprensa Feevale
Publicidade

Você também pode gostar