Via Marte evolui no Origem Sustentável

Por Marina Klein Telles

A Via Marte, indústria que produz 30 mil pares de calçados por dia em Nova Hartz/RS, evoluiu do nível Prata para Ouro do Origem Sustentável. A entrega da recertificação aconteceu na sede da empresa no dia 12 de agosto e contou com as presenças da sua diretoria e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.

Na oportunidade, o diretor industrial da Via Marte, João Carlos Gewer, destacou a importância da certificação para a empresa, não somente pela questão da imagem perante a sociedade e consequentemente pela competitividade, mas também pela relevância da sustentabilidade para o futuro. “Daqui dois anos, vamos buscar a certificação máxima, a Diamante”, projetou.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressaltou que o crescimento do Origem Sustentável se dá pelo engajamento maior das empresas calçadistas. “Hoje, as 100 empresas certificadas ou em processo de certificação respondem por mais de 50% de toda a produção nacional do setor. Estamos felizes com o crescimento que se deve, sobretudo, à importância dada ao tema pelas calçadistas”, disse. Segundo ele, a certificação, além de sua importância ambiental e social, traz melhores condições de competitividade para a indústria, especialmente diante da concorrência asiática.

Destaques

Entre os seus destaques no rol de práticas ESG, a Via Marte traz forte atuação social. Conforme o gerente de Recursos Humanos da empresa, Elizeu Luis Fontes, “muito antes de se falar tanto em ESG”, a Via Marte já exercia forte integração com a comunidade em que está inserida. Em 2010, por exemplo, a empresa apoiou a construção de uma creche para mais de 100 crianças juntamente com o Sesi. “Também mantemos, há quase 20 anos, um projeto de doação de sangue para o Banco de Sangue de Porto Alegre. A cada 90 dias, enviamos um ônibus para a capital com alguns colaboradores cadastrados, de um total de mais de 100 pessoas”, contou o gerente.

A Via Marte também é apoiadora de festas comunitárias e de igrejas locais, além de ser patrocinadora master da feira do livro de Nova Hartz e ajudar a biblioteca municipal com doações constantes de obras literárias. “Aliás, aqui dentro da empresa temos uma biblioteca com mais de 2,5 mil obras para os nossos colaboradores”, acrescentou Fontes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.