Unisinos promove debate sobre moda sustentável na Semana Fashion Revolution

Por Gabrielle Pacheco

Na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de abril, acontece a Semana Fashion Revolution, movimento mundial que busca transformar a forma como a moda é pensada e produzida. O Curso de Moda da Unisinos, apoiador da causa, promove o talk show “Equidade de gênero e comércio justo no sistema da moda”.

A ação ocorre na terça-feira, das 17h às 19h, na sala 807, da Torre Educacional, no Campus Porto Alegre.

Os debatedores são: Maria Fernanda Bermudez, Secretária Adjunta da pasta da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul; Ananda Borges, do Instituto Soleil de Pesquisa; e Luiz Inácio Gaiger, pesquisador do PPG de Ciências Sociais da Unisinos.

Para a professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Karine Freire, o debate proporcionado pela universidade é de fundamental importância para as causas do Fashion Revolution.

“Somos uma instituição jesuíta com valores humanistas e de causas sócio ambientais que são totalmente coerentes com o que movimento do Fashion Revolution propõe. A produção globalizada gerou lojas fast fashion desconectadas do mundo inteiro, produzindo roupas baratas que não contemplam custos ambientais, sociais e humanos ligados a esses processos que padronizam as pessoas, gostos e cultura”, explica a professora.

A especialista lembra que a Universidade tem foco na sustentabilidade e no consumo consciente. “Trabalhamos com foco na formação de pessoas que vão fazer a diferença e a mudança no mundo, abordando a formação de profissionais responsáveis com viés sustentável em um dos nichos que são mais problemáticos em termos de consumo consciente”, completa.

Como o objetivo é desenvolver no Curso de Moda a capacidade criativa dos alunos de produzir cultura e a moda que faça sentido e que esteja inserida em seu ambiente, a Unisinos pretende também estimular nos alunos alternativas sustentáveis.

“Esses profissionais devem compreender tudo que está envolvido em um processo de criação de moda, respeitando os valores do meio sócio ambientais e buscando alternativas sustentáveis de produzir e existir”.

Foto: Reprodução | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar