Tramontina se torna a Grande Marca do Rio Grande do Sul

Por Gabrielle Pacheco

A categoria Grande Empresa/Marca do RS, a mais nobre do Top of Mind RS, tem uma nova marca líder. A Tramontina, de Carlos Barbosa, fez história ao ultrapassar a Gerdau, que estava invicta há 15 anos consecutivos nesse item. É a primeira vez que a fabricante de talheres, panelas e outros utensílios para o lar está no topo da categoria no Top of Mind, que comemora três décadas de existência neste ano.

O evento de premiação das marcas mais lembradas do Rio Grande do Sul será na próxima quinta-feira, 8, 19h30, em uma live ao vivo, onde todos os gaúchos poderão acompanhar o evento que é prestigiado anualmente por presidentes, diretores e equipes de marketing. A dupla Claus e Vanessa será uma das atrações.

Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da empresa que leva o sobrenome da família, costuma dizer que a grife é uma “marca da casa”. Essa proximidade com os lares alcançou nova potência a partir da vigência dos protocolos sanitários que mantiveram os gaúchos em isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

O volume de chamadas dos consumidores pela Central de Atendimento, que já é alto, disparou 75% de março a junho, em comparação a 2019. Em sua maioria, eram clientes com dúvidas de utilização, em busca de informações ou interessados em adquirir produtos via e-commerce. Os contatos para dúvidas ou busca por informações representaram em torno de 85% de todas as entradas na Central. Natural. “Os consumidores estão observando e usando mais os produtos”, assegura Clovis.

Ele faz questão de ressaltar a importância da comunicação on-line que foi elevada a outro nível diante da pandemia. Um dos trunfos da Tramontina é fazer com que suas campanhas dirigidas ao e-commerce passem tranquilidade ao usuário – inclusive oferendo facilidades ao bolso, como a opção de parcelamento e frete gratuito.

“Ações pontuais de produtos com preços mais competitivos também foram criadas com foco em produtos de primeira necessidade da casa”, revela Clovis, sublinhando que a empresa se preocupou com o impacto econômico que o coronavírus trouxe aos brasileiros.

O crescimento do share of mind da Tramontina tem avançado desde 2018. “As estratégias de comunicação da Tramontina são focadas no cliente B2C e é exatamente esse público que é abordado no Top of Mind, a grande massa da população gaúcha. Desta maneira, o caminho que ela tem percorrido foi ponto decisivo para essa arrancada e para a atual liderança”, avalia Juliana Hendges, diretora da Engaje, responsável pela aplicação da pesquisa.

Para Juliana, a transferência da sede administrativa da Gerdau para São Paulo pode ter ajudado a ultrapassagem, já que inevitavelmente implicou um certo distanciamento da marca em relação aos gaúchos. Porém, a Gerdau ainda é um adversário de peso na medida em que segue tendo laços com o Rio Grande do Sul. A companhia possui uma planta de aços especiais em Charqueadas, e também a usina Riograndense, que abriga várias áreas corporativas e produz aços longos em Sapucaia do Sul.

“Nestas operações, a empresa segue próxima de seus colaboradores e suas famílias, dos funcionários terceirizados e das comunidades no entorno. Exemplo disso é este período de pandemia, quando reforçamos nossas iniciativas de cuidado ativo com estas pessoas”, lembra Pedro Torres, Head de Comunicação Global da Gerdau.

A relação das grandes marcas gaúchas conta, ainda, com RBS em terceiro lugar e Coca-Cola na quarta colocação. O Top Five é completado por um empate quádruplo: Farmácias São João, Lojas Renner, Zaffari e GM.

Foto: DIvulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar