Taquara fará Passeio Cultural para celebrar os 136 anos de história

Por Ester Ellwanger

Uma das características da cidade de Taquara está no acervo edificado estabelecido principalmente na área urbana do Município. O expressivo valor histórico contido nos prédios centenários revela, um contexto cultural ímpar que começa a ser reconhecido e apresentado através do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara, que integra a programação do aniversário de 136 anos, comemorado em 17 de abril.

“O nosso município é belíssimo e trás um legado histórico que nos enche de orgulho. Através deste passeio cultural queremos proporcionar à comunidade momentos nunca vividos, apresentar os nossos antepassados, os casarões onde personalidades moraram, casas comerciais que fizeram a economia girar antes de nós e proporcionaram a Taquara chegar aos seus 136 anos”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

O Passeio Cultural

Por meio de roteiros conduzidos por alunos de História da Faccat e supervisionados pela equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, visitantes de toda região estão convidados a conhecer o conjunto de prédios históricos. São mais de 50 locais distribuídos em dois roteiros: “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra” e “Pelos Caminhos da Economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara”.

“Taquara é mãe de várias cidades da região e teve ao longo de sua história uma importância econômica por ter sido um polo regional (político e economicamente) e isto ficou marcado em sua arquitetura, logo ao contemplarmos os prédios e casarões que estão situados nas ruas centrais na nossa cidade, estudamos um pouco da história do local e por consequência da história da cidade”, revela o professor de Literatura, Laureci Armando Mayca.

Um exemplo disso, reitera o chefe de Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, é o próprio Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, prédio onde é estabelecida a Prefeitura. “Quando o conhecemos, estudamos sobre a história de Taquara, do período republicano no RS e sobre as características arquitetônicas utilizadas na época em construções com a finalidade que o mesmo possuía”, destaca Maicon que junto ao professor Laureci é responsável pela supervisão dos roteiros.

 

Como participar

Os primeiros passeios serão promovidos nos dias 2, 9 e 23 de abril, às 8h e às 10h. Quem quiser participar deve fazer o agendamento pelo telefone 51 3541 9200, através do ramal 434; pelo e-mail museu@taquara.rs.gov.br ou pelo formulário eletrônico: forms.gle/7DvuqBshr3B5fHbp6. O mínimo são cinco pessoas por roteiro e horário, sendo o máximo de 20 participantes.

Os roteiros do Passeio Cultural

Divididos em dois roteiros, o Passeio Cultural segue o seu trajeto passando por mais de 50 locais, ambos saindo do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott (trajeto Rua Nelson Renck em direção da Rua Gal. Emílio Lúcio Esteves).

O primeiro roteiro, denominado “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra”, segue para as Ruas Dr. Edmundo Saft, Tristão Monteiro, General Frota e Júlio de Castilhos. Neste roteiro é possível conhecer o Solar Pina, a Casa Vidal, o Casarão da Família Bergold, o CTG “O Fogão Gaúcho”, a Igreja Evangélica da Paz, a Paróquia Senhor Bom Jesus, o Clube Comercial, a Praça Marechal Deodoro, o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, dentre outros.

“Pelos Caminhos da economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara” é o segundo roteiro e passa pelas ruas General Emílio Lúcio Esteves e Tristão Monteiro e os participantes podem conhecer o prédio do antigo Hospital de Caridade (atual Hospital Bom Jesus), da Casa Ebling & Fleck (atual Sicoob), o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, a Casa Vidal, a Vila Ernestina, a antiga Estação Ferroviária de Taquara, Casa Comercial Dienstmann, Joalheria Laube, a Praça Marechal Deodoro, dentre outros espaços que foram importantes para a economia da cidade.

Foto: Mateus Portal/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.