SMED promove formação para profissionais do ensino público municipal durante a quarentena

Por Gabrielle Pacheco

Enquanto as escolas municipais permanecem fechadas, em atendimento ao Decreto 9.206/2020, equipes diretivas e professores participarão de atividades de formação fornecidas pela SMED. A proposta definida como “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, busca reunir a Rede Municipal de Ensino em ambiente virtual.

A secretária de Educação, Maristela Guasselli, lançou a proposta em webconferência que contou com a participação de cerca de 150 profissionais entre integrantes de equipes diretivas das escolas municipais e assessores pedagógicos da SMED. “Neste momento em que todos precisam ficar em casa, mais do que nunca precisamos nos conectar, estar juntos, cada vez mais próximos e, mesmo a distância, seguir buscando uma educação pública de qualidade”, destacou Maristela.

A partir das ferramentas disponibilizadas pelo Google for Education, recurso utilizado pela Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo desde 2018, os educadores têm acesso a diversos materiais produzidos e selecionados pelo Núcleo de Formação Continuada e Avaliação da SMED. Nas salas de aula virtuais serão incluídos vídeos, áudios, apresentações e textos. Também serão realizadas webconferências, fóruns e chats. Conforme a diretora de Educação, Neide Vargas, a formação multimodal dá continuidade ao programa lançado no início do ano letivo. “O que muda é que faremos na modalidade à distância, buscando estar o mais próximo possível das equipes diretivas e professores”, afirmou.

Entre os conteúdos disponibilizados estão tutoriais e orientações para utilização dos recursos virtuais. O objetivo é que as equipes diretivas também desenvolvam formações e encontros a distância com os professores de cada escola, discutindo e avançando em temas comuns da Rede Municipal de Ensino e os pertinentes para cada contexto escolar.

Equidade e qualidade com aulas presenciais

Com o objetivo de manter a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e garantir que todos os estudantes tenham as mesmas condições de acesso ao conhecimento, respeitando os alunos no seu estágio de desenvolvimento e na forma de aprender, a Rede Municipal de Ensino está se organizando para a recuperação presencial após o término da quarentena. Ao mesmo tempo, as escolas criaram estratégias de acompanhamento às famílias, como forma de manter contato e buscar apoio.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar