Simpe-RS inicia eleições paralelas para cargo de Procurador-Geral de Justiça

Por Gabrielle Pacheco

Para incentivar a participação de servidores e propor um processo eleitoral mais democrático e transparente, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Simpe-RS) realiza, entre os dias 6 e 11 de maio, a tradicional eleição paralela para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado.

Desde 2008, a iniciativa busca dar voz aos mais de 1.700 funcionários da instituição que, mesmo representando dois terços da força de trabalho do MP, não participam diretamente da escolha do Procurador-Geral. “Nós estamos na linha de frente do atendimento da sociedade e conhecemos profundamente o funcionamento do Ministério Público. Sabemos as demandas da população e consideramos esta realidade no momento do voto, por isso nossa participação é tão importante”, avalia o presidente do Simpe-RS, Jodar Prates.

Neste ano, com o objetivo de dar conhecimento do processo à sociedade e oferecer aos servidores informações completas e sólidas para embasar suas escolhas, o Simpe-RS promoveu lives na internet com os quatro candidatos. A inciativa inédita possibilitou um amplo debate sobre propostas de cada um. Os vídeos estão disponíveis no no canal do sindicado no YouTube.

Processo de escolha

O resultado das eleições paralelas será conhecido em 11 de maio e levado ao governador do Estado no dia 17 deste mês – juntamente com a conclusão do pleito oficial, promovido entre procuradores e promotores de Justiça de 10 e 15 de maio.

Apesar de extraoficial, o governador Eduardo Leite afirmou em 2019 que levaria em consideração a opinião dos servidores pela força de sua representatividade. O processo de escolha do procurador-geral de Justiça do RS acontece a cada dois anos.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.