Sicredi Vale do Rio Pardo completa 104 anos de história cooperativa

Por Marina Klein Telles

No caminho da cooperação e de cumprir o seu propósito de construir uma sociedade cada vez mais próspera, a Sicredi Vale do Rio Pardo completou 104 anos na quinta-feira, 21 de setembro. Para marcar a data e reafirmar o seu compromisso enquanto cooperativa, a instituição iniciou o ciclo de reuniões de Núcleo, na Comunidade Evangélica de Sinimbu. Os encontros acontecem até o dia 7 de dezembro de 2023. “Queremos comemorar o aniversário da Sicredi Vale do Rio Pardo reafirmando o nosso compromisso com os associados. Estamos muito felizes em propagar a nossa essência e cumprir com o nosso propósito que já supera mais de um século de existência”, ressalta o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

As reuniões de Núcleo oferecem a oportunidade para que o associado conheça as ações e os resultados da Sicredi Vale do Rio Pardo de uma maneira democrática e transparente. Elas também reforçam os diferenciais cooperativistas e mostram aos associados que fazer parte da cooperativa é reinvestir na sua comunidade. A instituição oferece aos mais de 67 mil associados soluções sustentáveis que possibilitam o desenvolvimento regional. Neste sentido, ao mesmo tempo que agrega renda, oferece educação financeira para a construção conjunta de uma realidade mais humana e colaborativa.

A estratégia da Sicredi Vale do Rio Pardo está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), da Organização das Nações Unidas (ONU) e alicerçada por três pilares: econômico, ambiental e social. Como um dos princípios do cooperativismo, a educação é priorizada pela cooperativa, que mantém dois programas: Programa Cooperação na Ponta do Lápis, para alunos de escolas públicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e Programa Cooperativas Escolares, para estudantes de escolas públicas e privadas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio.

Ao completar quatro anos em 2023, o Fundo de Desenvolvimento Social contemplou 147 projetos sociais neste ano, sendo distribuído mais de R$ 1 milhão para entidades da região. Dentro do 7º princípio do cooperativismo, O Interesse pela Comunidade, a iniciativa permite que novos projetos se tornem realidade e que outras ações sejam mantidas em funcionamento, o que impacta positivamente a vida de milhares de pessoas.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.