Sicredi Pioneira anuncia exibições de curta-metragem sobre cooperativismo na região

Por Amanda Krohn

Nas próximas semanas, as comunidades do Rio Grande do Sul poderão prestigiar, de forma gratuita, o curta-metragem O Caminho de Hans, primeiro filme de ficção brasileiro sobre cooperativismo. O curta é alusivo às comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira e conta com a produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes. A obra estará em exibição em locais públicos de diversas cidades, com o objetivo de disseminar a história e os princípios do cooperativismo.

A programação das exibições inicia no sábado, 18, às 19h30, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café. No dia 05 de março será a vez da comunidade de Dois Irmãos prestigiar o curta, às 19h30, no Palco Móvel. Já no dia 17 de março o filme chegará a Morro Reuter, às 19h30, na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer. Além disso, estão previstas exibições nas cidades de Santa Maria do Herval, Linha Nova, Feliz, São Leopoldo, Ivoti, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, com datas e locais a serem divulgados.

Com uma narrativa leve e envolvente e sob a perspectiva de um menino, o curta O Caminho de Hans é ambientado no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, e mostra como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho. O Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.