Sessão de autógrafos com escritores e oficina de minificção marcam a terça de Feira do Livro

Por Felipe Schwartzhaupt

Um projeto de escrita para apenados desenvolvido há dez anos foi um dos destaques  da programação desta terça-feira (8) da Feira do Livro de Porto Alegre, no Espaço Jovem Petrobras, em sessão de autógrafos promovida pelo Banco de Livros e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). A bibliotecária e idealizadora do projeto Passaporte para o Futuro, Neli Miotto, disse que o livro proporciona um outro olhar sobre a realidade. Já um dos autores  da obra intitulada Vozes de um Tempo e que está em sua 5ª edição, Everaldo Mendonça, fala que a leitura é um canal para se ter conhecimento. “É através da leitura que a gente consegue escrever”, destacou.

No segundo dia da oficina As fronteiras da minificção, o romancista Altair Martins abordou a criação narrativa em compressão e fez um estudo teórico e prático dos gêneros literários: miniconto, epigrama, vinheta, poema em prosa e outras formas breves. Na atividade, ocorrida na sala O Retrato, do Espaço Força e Luz, Martins apresentou diferentes minicontos para a plateia, que também compartilhou suas obras.

Já no auditório Barbosa Lessa, também no Espaço Força e Luz, aconteceu o bate-papo com a nutricionista oncológica Maria Beatriz Pellin Moser, sobre o livro Que câncer é esse?, produzido pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e escrito pela autora Eliane Tonello. A conversa com a nutricionista abordou temáticas como saúde por meio da alimentação e a importância dos hábitos alimentares saudáveis na prevenção dos diferentes tipos de câncer. “Nós somos o que comemos, o que pensamos e o que sentimos”, afirmou Beatriz sobre o tripé da saúde. A obra está à venda na banca da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes e toda a renda arrecadada com a venda do livro será destinada ao Imama.

Encontro com ex-patronos é destaque da programação desta quarta

Um debate sobre O significado de ser patrono será um dos destaques da programação desta quarta-feira, a partir das 16h, no auditório Barbosa Lessa. A atividade contará com as presenças de Cíntia Moscovich, Luis Augusto Fischer, Luiz Coronel, Valesca de Assis, Antonio Hohfeldt, Marô Barbieri e Jane Tutikian, com a mediação de Airton Ortiz. Outras atrações serão a oficina Como aprender gramática pensando mais e decorando menos?, com Paulo Flávio Ledur, a partir das 15h, na sala O Retrato do Espaço Força e Luz. Às 17h30, no auditório Barbosa Lessa, Rafael Guimaraens e Edgar Vasques falam sobre Tragédia da Rua da Praia em Quadrinhos.

A feira segue até 15 de novembro com as suas tradicionais bancas de livros e com uma programação que conta com mais de mil atividades. A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o Patrocínio Master de Gerdau, Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Sulgás, Vero, a maquininha que resolve de verdade, Petrobras — patrocinadora do Espaço Jovem Petrobras, Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, Sebrae e SZ Working. Apoio Cultural da Kodex, Voco, Tramontina, Assembléia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Aços Favorit e Senado Federal. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios e Memorial do RS e tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Pró-cultura RS.

Foto: Diego Lopes/ Divulgação | Fonte: Asessessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.