Secretaria de Meio Ambiente faz alerta para o período de ‘defeso’ do pinhão

Por Marina Klein Telles

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, faz um alerta para a população e os turistas, para que não ocorra a colheita, comercialização e o consumo do pinhão antes do dia 1º de abril. Este é o período chamado de ‘defeso’ da semente, que é extremamente importante para a preservação da araucária, uma árvore nativa de Gramado que emoldura as belas paisagens do município e da região.

Além disso, a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira, lembra que o pinhão serve de alimento para cerca de 70 espécies de animais que ajudam a dispersar as sementes e a gerar novas araucárias. “Por isso, é preciso respeitar a época certa de colher, comprar e consumir o pinhão, que é a partir do dia 1º de abril, quando as pinhas caem no chão. Antes disso, o pinhão está verde e impróprio para o consumo, podendo até causar indigestão e mofo”, alerta a secretária.

Gramadenses e visitantes podem colaborar evitando colher, comprar ou consumir pinhão antes da data estabelecida. “Assim vamos contribuir para a manutenção da fauna e da flora da região, além de apreciar melhor o sabor e a qualidade do pinhão”, avalia a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.