Sapiranga será sede da expansão regional da Chama Crioula

Por Gabrielle Pacheco

Na Semana Farroupilha de Sapiranga, programada para ocorrer de 9 à 20 de setembro, no Parcão, a cidade receberá a Chama Crioula. A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, recebeu na última semana a visita do coordenador regional da 30ª Região Tradicionalista (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), Carlos Alberto Moser, e do diretor de cavalgadas, Cesar Luis Barbosa, que trouxeram uma novidade para o Município.

Em 2018, a cidade estará entre os 12 municípios que compõe a base territorial da RT. A distribuição da chama crioula marca o início dos festejos farroupilhas. Em nível de Estado, a chama será gerada e distribuída na cidade de Iraí. Também participaram do encontro os integrantes da Comissão de Organização de Eventos da Prefeitura, Taísse Nascimento e Augusto Arend.

O acendimento da chama crioula é hoje um dos importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da Pira da Pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar