Sapiranga lança Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão na rede municipal de ensino

Por Marcel Vogt

Sapiranga lançará mais uma iniciativa para aprimorar a inclusão na rede municipal de ensino. Amanhã, dia 19, ocorrerá no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, às 19h, o lançamento do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami), que tem por objetivo viabilizar recursos de apoio qualificado, sistemático e regular para as demandas no atendimento dos estudantes com deficiência atendidos nas escolas municipais.

Com o programa, inédito na cidade, será possível ter maior precisão na identificação das necessidades, melhor direcionamento para os atendimentos especializados, suporte para os trabalhos desenvolvidos nas escolas e monitoramento e avaliação de desempenho. Com a assessoria do neurocientista prof. dr. Guilherme Nogueira, o programa será realizado através do Centro de Estudos e Aprimoramento do Conhecimento, entidade que oferece atividades de ensino e aprimoramento do conhecimento na área de neurociência do comportamento e da aprendizagem.

“O Proami é estruturado e orientado por especialistas e vem para garantir a seriedade e idoneidade do trabalho realizado, além de criar e oferecer estratégias que qualifiquem o atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias, por meio de avaliações, direcionamentos aos atendimentos específicos, monitoramento de resultados e gestão por indicadores”, explicou a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler, que destaca que escolas do Município buscam diariamente tornar a educação mais inclusiva, respeitando as especificidades para atender com qualidade e equidade.

O Proami oferecerá ainda aprimoramento informacional acerca do neurodesenvolvimento e possíveis alterações que se mostram responsáveis pelas deficiências na aprendizagem e funcionamento social, por meio de palestras ministradas por Guilherme Nogueira. Além disso, também auxiliará nas áreas de triagem, encaminhamento e atendimento das pessoas com deficiência, na qualificação dos processos de avaliação, classificação e orientação do atendimento especializado, bem como na organização dos planos de aprendizagem adaptados nas escolas visando maior direcionamento das intervenções e padronização do monitoramento e avaliação, qualificando, assim, o processo de inclusão.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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