Santo Afonso concentra limpeza pós-enchente na quarta-feira

Por Marina Klein Telles

A Rua Leopoldo Wasun e a Avenida Montevidéo, no bairro Santo Afonso, são os focos da limpeza e do recolhimento de bens inutilizados pelos atingidos durante a enchente nesta quarta-feira, dia 5. Retroescavadeiras, caminhões, servidores e militares trabalham nas duas vias, e até o final do dia será atingida a marca de 16,8 mil toneladas de resíduos retirados das ruas desde os primeiros dias em que as águas começaram a baixar, permitindo que as equipes acessassem os locais de forma segura.

Os militares e maquinários que estão apoiando o serviço são do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo e do 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Rio de Janeiro.

Fim de semana foi com mutirão de limpeza

No último sábado, dia 1º, as ruas do bairro Santo Afonso receberam um mutirão de limpeza, com maquinários das prefeituras de Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e São José do Hortênsio, além de Novo Hamburgo. Cerca de 2,3 mil toneladas de entulhos foram retirados das ruas e levados para o ponto de transbordo, na Avenida Montevideo. O mutirão envolveu 40 caminhões, 22 retroescavadeiras, além de duas carregadeiras e dois caminhões garra e dezenas de serviços gerais.

Semam orienta para o descarte correto dos resíduos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) elaborou um guia para orientar a forma adequada de separar e descartar os resíduos de forma correta. Confira a seguir:

1 – Priorize a remoção dos resíduos volumosos (resíduos de concreto, compósitos, madeira, móveis com uso comprometido, galhos e outros entulhos que possam ter sido transportados pela água). Coloque todo o material na calçada, em frente à residência ou ao estabelecimento. A Prefeitura fará a coleta do resíduo e encaminhará para armazenamento temporário e posterior destinação final. Também, é possível encaminhar os resíduos volumosos diretamente aos ecopontos do município (Ecoponto Canudos e Ecoponto Santo Afonso), ou para a área de transbordo temporário, localizada na Rua Costa e Silva, no bairro Canudos.

2 – Eletrodomésticos e eletrônicos devem ser higienizados e secos. Em caso de não funcionamento após o processo de secagem, os materiais devem ser encaminhados para coleta seletiva, feita pelas cooperativas: Univale (51-9-9860-5804), que atende os bairros Canudos, Santo Afonso, Liberdade e Industrial e Coolabore (51-9-9581-6810), que atende o bairro Lomba Grande. Não misturar este tipo de material com os materiais volumosos do item 1.

3 – Após a retirada dos resíduos volumosos, foque na limpeza e remoção dos materiais e objetos menores sem condições de uso e que devem ser descartados, incluindo também tecidos e restos de alimentos. Coloque todo o resíduo em sacos de lixo e disponibilize para a coleta domiciliar, respeitando os dias e turnos do seu bairro.

4 – Sempre que possível, coloque os resíduos recicláveis (papel e papelão, plástico, metal, vidro) em sacos separados e disponibilize-os para coleta, respeitando os dias e turnos do seu bairro. Os resíduos recicláveis continuam sendo triados na Central de Triagem do Bairro Roselândia.

5 – Não se esqueça de embalar seguramente todos os materiais que possam oferecer riscos no seu manuseio, principalmente os materiais cortantes, a fim de evitar acidentes nas equipes de coleta e recolhimento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.