O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) realiza neste ano a segunda edição do projeto Ensinando a Destinar. O evento tem como foco a mobilização do contribuinte para destinação de até 6% do valor do imposto de renda devido pela pessoa física, para que desenvolvam projetos sociais na região. Em 2024, o Ensinando a Destinar ocorre em Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Venâncio Aires.
Conforme o presidente do Sindicontábil, Ernani Baier, a meta é mobilizar cada vez mais o contribuinte para elevar o valor arrecadado para programas sociais nas áreas da criança, adolescente, idoso e esportes. “São muitas entidades que podem ser beneficiadas com este repasse. E para o contribuinte, não muda nada, pois não há alteração no total a pagar, apenas na forma como ele é declarado e repassado ao Fisco”, ressalta Baier.
Em 2023, a entidade realizou duas manhãs de evento de informação junto à Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. Neste ano, a ideia é aumentar o raio de atuação, levando o projeto para Sobradinho e Venâncio Aires, estendendo a iniciativa aos maiores municípios de atuação da entidade. “Trata-se de uma ação realizada também com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). Uma grande ação para elevar o resultado final com as destinações dos contribuintes”, complementa o presidente. No município de Santa Cruz do Sul, o CRC-RS é representado pelo delegado regional Norberto Haas. Em Venâncio Aires, pela delegada regional Aline Gauer.
Segundo a diretora de comunicação do Sindicontábil, Clari Schuh, haverá uma parceria também com as prefeituras de Santa Cruz do Sul, onde o evento ocorre na Praça Getúlio Vargas, dia 9 de março; de Venâncio Aires, para realizar o Ensinando a Destinar no Largo do Chimarrão, dia 16 de março e, concluindo a rodada de eventos itinerantes, dia 23, no município de Sobradinho, em parceria com a Prefeitura, na Praça Três de Dezembro. “Com a expansão da atividade em outros municípios acreditamos que teremos um maior contingente de participações, pois nas cidades serão realizadas ações paralelas, no mesmo momento. Isso tudo contribui muito para o crescimento da arrecadação dos conselhos municipais com as destinações dos contribuintes”, ressalta Clari.
Como participar
O contribuinte que optar pelo modelo completo da declaração de renda pode destinar até 6% do total do imposto devido para projetos das áreas de cultura, fundo do idoso, fundo da criança e adolescente, ou 7% quando destinado para projetos esportivos.
Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos).