Santa Cruz passa a contar com Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Marina Klein Telles

A rede socioassistencial de proteção à pessoa idosa ganhou mais um reforço na terça-feira, dia 4, com a implementação de um novo serviço especializado. Em cerimônia, realizada no salão nobre do Palacinho, foi apresentado o Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde.

Como explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Priscila Froemming, o escritório tem por finalidade a escuta especializada, sensível e sigilosa da pessoa idosa, a fim de conhecer suas demandas, informar e orientar sobre seus direitos, identificar situações de violação dos mesmos e demais vulnerabilidades. “O escritório será a porta de entrada do idoso, ali ele será encaminhando aos órgãos e serviços competentes, de acordo com as suas demandas”.

Para Priscila, a implementação do escritório é um passo histórico, ainda mais expressivo neste momento pós calamidade “Após as enchentes e desastres que impactaram emocionalmente e financeiramente as famílias, o abandono da pessoa idosa ficou ainda mais evidente”, observou. Na ocasião ela lembrou ainda que estamos em pleno junho violeta, instituído pela ONU como o mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, o escritório representa mais um avanço nas políticas de proteção ao idoso. “Existem muitos casos de violência velada, situações que a gente nem imagina que acontecem e essas pessoas muitas vezes não sabem aonde ir, a quem recorrer. Agora elas terão um lugar de referência, onde já é feito um trabalho de excelência na área da saúde”, disse. Ele também agradeceu a prefeita Helena pela confiança no projeto e parabenizou os profissionais presentes.

Em sua manifestação, a prefeita Helena Hermany disse que acalenta o sonho de ver Santa Cruz do Sul como a cidade amiga do idoso e que para isso muitos degraus precisam ser galgados. “Estamos nessa caminhada, já temos o Centro de Referência do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso e agora o Escritório do Idoso. Queremos que nossos idosos se sintam bem, que tenham seus direitos preservados, que saibam onde chegar para serem acolhidos, receberem cuidado e proteção”.

O Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa funciona junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa, na Rua Tenente Coronel Brito, 425. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h. O telefone para mais informações é o 51 2109 9342.

Foto: Jaime Fredrich/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.