Devido à falta de combustíveis nos postos, a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul tranquiliza a população quanto à continuidade dos serviços públicos nesta sexta-feira, 24. No entanto, por precaução, algumas restrições em setores considerados não essenciais foram sugeridas.
Secretários das pastas que envolvem serviços operacionais, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 24, para avaliar a situação. A princípio, nesta sexta-feira o expediente será normal em todos os setores. Por determinação do prefeito Telmo Kirst, as áreas de educação e saúde serão priorizadas. As escolas de ensino fundamental e de educação infantil funcionarão normalmente. Na saúde, a prioridade é o atendimento a pacientes que dependem de tratamentos oncológicos, hemodiálise e serviços do SAMU. Reservas de combustível garantirão a permanência desses serviços.
Segundo o secretário de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, para assegurar a totalidade dos atendimentos de urgência e emergência, haverá remanejo de veículos de outras secretarias se eventualmente faltar combustível.
Na tarde desta quinta-feira, a Famurs enviou nota aos Municípios, sugerindo a realização de ponto facultativo e decreto de situação de emergência. O prefeito Telmo Kirst não decidiu se irá aderir à proposta de paralisação. A Administração Municipal irá acompanhar a situação e se o problema no abastecimento persistir, uma nova reunião será realizada para avaliar novas medidas.