Santa Cruz do Sul inaugura a Central da Guarda Municipal

Por Marina Klein Telles

O município de Santa Cruz do Sul deu um passo importante na área de segurança pública na tarde da sexta-feira, 1º de março. Esta é a data em que a Guarda Municipal passa a atuar dentro de um espaço centralizado, com todos os serviços do órgão, o que proporcionará agilidade no atendimento à população, melhores condições de trabalho aos servidores, além de o município economizar com o aluguel. O local passa a ser denominado a Central da Guarda Municipal. A solenidade de entrega do prédio contou com a presença da prefeita Helena Hermany, de secretários, vereadores, representantes da segurança pública, e da comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany ressaltou o trabalho coletivo das secretarias para que o complexo de segurança fosse implantado. “Realmente foi um trabalho em conjunto e agradeço a todas as secretarias que se envolveram. Este esforço faz com que a nossa prefeitura seja tão bem avaliada”, iniciou.

Na sequência, Helena salientou a importância da corporação para a comunidade. “A guarda é a prefeitura 24 horas, porque ela está sempre disponível, ela atua em todas as pontas, em todos os lugares, está sempre presente quando a gente precisa. Tenho certeza que este espaço faz com que nossos guardas se sintam melhor e bem acomodados”, afirmou.

A prefeita lembrou ainda que em 2023 foram incorporados 44 novos agentes. “A gente sabe o quanto vocês são importantes, porque onde há a presença da Guarda, tem ordem, tem organização e tem paz, e é isso que a gente quer. Aqui vocês vão estar mais perto da comunidade que precisa de vocês”, declarou.

Já o titular da pasta, José Osmar Ipê da Silva, em sua fala ressaltou a capacitação dos agentes de segurança. “Fiquei impressionado quando assumi essa secretaria. É pela terceira vez que estou neste cargo, e encontrei uma guarda muito qualificada, a maioria com curso superior, e por estarem tão qualificados, com certeza entendem melhor da vida da segurança pública. Meu cumprimento a cada um de vocês, pois Santa Cruz é reconhecida como uma cidade segura, também graças ao trabalho de vocês”, disse.

Ao final, o secretário fez uma homenagem às mulheres, e pediu que representantes femininas da Guarda entregassem um mimo à prefeita, fazendo referência ao mês da mulher. “Quero agradecer a todos os envolvidos para que hoje pudéssemos inaugurar este novo complexo da Guarda Municipal. Fico muito feliz que nosso município, com a capacidade dos órgãos de segurança, muitos deles aqui representados, conseguimos juntos fazer uma cidade melhor”, reconheceu.

A Central da Guarda Municipal ocupará uma área de 750 metros quadrados, junto ao complexo da Estação Rodoviária, cuja revitalização total teve um investimento de R$ 2,6 milhões. O novo local vai concentrar a parte operacional da Guarda, o Núcleo Administrativo, o Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), a Corregedoria, a Ouvidoria e a equipe da Defesa Civil. A Guarda Municipal é composta por 104 servidores, e conta ainda com 12 veículos para realizar o trabalho de segurança no município.

Foto: Elemir Polese/divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.