Santa Cruz do Sul deu um novo passo em direção a uma era com mais qualidade de vida para sua população e mais respeito ao meio ambiente. A prefeita Helena Hermany assinou com a Corsan, no final da tarde da quarta-feira (28), a ordem de serviço para o início das obras do sistema de esgotamento sanitário do município.
O ato foi realizado no Salão Nobre do Palacinho e contou com a presença de representantes da empresa de saneamento básico e da empreiteira que executará a obra, membros do secretariado e o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan.
O investimento inicial é de R$ 22 milhões e a previsão para a conclusão do trabalho é agosto de 2025. Helena comemorou o início das obras. “Saneamento básico é saúde e uma demanda urgente. Finalmente, chegou a hora de Santa Cruz avançar neste item tão importante”, avaliou.
A prefeita enfatizou aos representantes da companhia a importância de que o trabalho seja feito com celeridade e capricho e que, após cada intervenção, as ruas tenham sua pavimentação refeita de forma eficiente e correta. “O nosso povo é bastante exigente. Por isso, peço que essa questão seja levada muito a sério. Queremos nossas vias em condições após a finalização de cada serviço, para que a comunidade fique contente e satisfeita”, explicou.
O superintendente da Região Central da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, destacou que o trabalho será desenvolvido de forma integrada com a Prefeitura, através das secretarias de Obras e Infraestrutura e de Planejamento e Governança. Desta forma, será possível evitar os transtornos mencionados pela prefeita, ressaltou.
O diretor executivo regional da Corsan, Alexandre Barradas, destacou que a empresa já vem investindo em ações no município, como a que resultou na redução do índice de perda de água de 60% para 50%. Barradas ainda enfatizou o interesse de realizar um ótimo trabalho ao longo de todo o contrato com Santa Cruz do Sul.
A obra
O projeto a ser executado foi apresentado pelo gerente de engenharia da empresa, Adriano Palhares. Ele fez uma breve demonstração do sistema de coleta, desde as residências até a estação de tratamento, com o sequênciamento do trabalho. Palhares destacou que todo o serviço será realizado utilizando o conceito de obra limpa, com áreas sinalizadas, segurança e em compatilidade com o plano de pavimentação do município. “Vamos trabalhar juntos e harmonizar isso com vocês”.
Ao todo, serão construídos 68 quilômetros de rede e implantados 7.342 ramais prediais, que possibilitarão as ligações das casas à rede coletora de esgoto. A implantação da rede coletora começará pelos bairros Avenida, Verena e Santo Inácio. Também serão beneficiados os bairros Universitário, Centro, Jardim Europa, Country, Santuário e Harmonia.
As obras já iniciam nesta quinta-feira (29), na rua Conselheiro Serafim Waechter, esquina com as ruas Félix Hoppe e Padre Darup, no bairro Avenida. Com a construção, Santa Cruz do Sul chegará à marca de 41% de rede de esgoto.
O trabalho será executado pela Construtora Central do Brasil CCB, de Goiás, com 38 anos de mercado e a experiência de 2 milhões de quilômetros de rede esgoto instalada.