Reindustrialização é o tema da 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz

Por Marina Klein Telles

Santa Cruz do Sul se prepara para a segunda edição da Semana da Indústria. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município junto com entidades e organizações locais e estaduais, o evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de maio. A cerimônia de abertura, na noite de terça-feira (23), será integrada à programação do Projeto Gerir. “Reindustrialização: um desafio brasileiro” é o tema do encontro que inicia às 19h30, no auditório Memorial da Unisc.

À frente do debate três painelistas de peso, com grandes conhecimentos na área: o ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, Germano Rigotto, atual membro do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Conselho de Estudos Nacionais e Política da Federação das Indústrias de SP (FIESP), o deputado federal Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, e o presidente da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), empresário Rodrigo Sousa Costa.

Conforme o presidente da ACI, Cesar Cechinato, na primeira Semana da Indústria, em 2022, o objetivo era mostrar a importância da indústria de transformação para a região, estado e País e denunciar o processo de desindustrialização em curso nas últimas décadas. Para a segunda edição do evento, a pauta é a reindustrialização do País e a necessidade das reformas (tributária, administrativa, entre outras) para que efetivamente ocorra. “A reindustrialização do País é um processo necessário diante da perda de relevância do Brasil na economia mundial. Há 40 anos que a economia brasileira cresce menos que a média mundial. Em 1985 a indústria de transformação representava 27 % do PIB brasileiro. Em 2018 representava apenas 11,3 % do nosso PIB. O baixo crescimento econômico do Brasil nas últimas quatro décadas coincide com a vertiginosa queda de participação da indústria de transformação no PIB,”, observa.

O dirigente destaca que igualmente relevante é o papel das reformas nesse processo, em especial a reforma tributária. O tema está na pauta do governo federal e voltará a ser discutido este ano. “Trata-se de uma bandeira antiga da ACI e das principais representações empresariais do País”. As inscrições para palestra são gratuitas e podem ser feitas na ACI pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400 e ou pelo portal gaz (www.gaz.br/gerir).

Nova edição

Idealizada pela ACI com o objetivo de valorizar a importância do setor industrial na economia do Estado e do País, a 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz é uma realização da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Universidade de Santa Cruz (Unisc), Sindicato das Indústrias do Vestuário de SCS (Sindivest), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Banrisul, Origem Invest/ Safra Invest, Grupo Gazeta de Comunicações e Hotel Águas Claras.

Serviço

O que: Semana da Indústria de Santa Cruz do Sul
Quando: De 23 a 25 de maio, conferir horários na lista de programação
Onde: Auditório Memorial da Unisc (Av. Independência, 2293 – Universitário, Santa Cruz do Sul)
Quanto: Gratuito
Inscrições: www.gaz.br/gerir ou pelo whatsapp (51) 3713-1400

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.