Rede canadense de ensino bilíngue planeja expansão em Novo Hamburgo e Gravataí

Por Gabrielle Pacheco

A rede canadense de escolas bilíngue Maple Bear planeja expandir sua operação na região metropolitana de Porto Alegre com a abertura de escolas em Novo Hamburgo e Gravataí. A previsão é de que sejam feitos investimentos de R$ 4 milhões e criados 40 empregos diretos localmente. No Rio Grande do Sul, a rede já está presente em Porto Alegre, Santa Maria e São Leopoldo, mas possui previsão de inauguração, ainda neste ano, em Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre e, em 2024, Canoas e Gramado. O plano é totalizar 16 novas escolas no estado até 2025.

Vemos nas cidades grande potencial para receber uma escola da Maple Bear, considerando o perfil socioeconômico e a infraestrutura das regiões.

No dia 15 de março em Novo Hamburgo e 16 em Gravataí, representantes da rede estarão na cidade para realizar o Maple Day, um encontro para conversar com investidores interessados em integrar o projeto de expansão. “Vemos na cidade grande potencial para receber uma escola da Maple Bear, considerando o perfil socioeconômico e a infraestrutura das regiões. Destaco ainda a crescente demanda por ensino bilíngue de qualidade, permitindo aos estudantes acessar uma formação capaz de prepará-los para os novos desafios globais”, destaca o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.

Ele explica que, diante da demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, a Maple Bear foca no bilinguismo por imersão. No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês. Aos quatro anos, dependendo da legislação da cidade, o modelo de ensino começa com 25% de imersão em português e 75% em inglês. A partir do Ensino Fundamental, o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. “Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, avalia.

Na metodologia canadense, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, estimulando para que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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