A Sustentabilidade é um dos pilares da Feira Internacional do Turismo (FESTURIS), feira de negócios turísticos da América do Sul, que ocorre em Gramado no mês de novembro deste ano. O evento está na sua 30ª edição e este ano tem como foco a sustentabilidade, tanto relacionada ao meio ambiente, quanto ao social e econômico.
Além de ter o Espaço Sustentabilidade e Acessibilidade, a feira conta com ações como, por exemplo, o Plantio da Árvore da Integração, que ocorre todo o ano. Buscando fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da Região das Hortênsias, a FESTURIS está reativando o Projeto Gralha Azul, iniciativa de sucesso realizada durante os primeiros anos do evento, idealizada pelo Sr. Hélio Lima Duarte.
Fico muito alegre em ver o projeto Gralha Azul voltar. O objetivo do projeto foi fazer o turista se sentir parte integrante desta maravilhosa cidade, plantando uma araucária e depois retornar ao destino para ver o pinheiro que ele mesmo plantou”, destacou Hélio.
Para Marta Rossi o projeto será uma das novidades especiais da edição deste ano. “Estamos reativando este belo projeto, criado pela antiga Soletur, que na época já se preocupava com o meio ambiente. Este projeto estava guardado com o Hélio e agora ele nos doou para que pudéssemos utilizar durante o FESTURIS. Vamos elaborar a maneira de como faremos o projeto Gralha Azul, mas com certeza será focado totalmente na sustentabilidade e preservação da natureza”.