Programa Mulheres Protegidas de Estância Velha lança selo social

Por Jonathan da Silva

Na próxima sexta-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Estância Velha lança o selo “Empresa Amiga da Mulher”, com o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. O lançamento será durante o evento de comemoração do aniversário de três anos do Programa Mulheres Protegidas da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (Sesebe) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

O Programa Mulheres Protegidas foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha foi a primeira cidade do estado a lançar o programa de proteção às mulheres. O programa é executado pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.

Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal de Estância Velha

A iniciativa garante também assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência da Mulher (CRM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest). Além disso, o programa é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.

No evento de sexta-feira, a Prefeitura, por meio da Sesebe e Sedest, lançará o selo “Empresa Amiga da Mulher”, que tem o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. O lançamento do selo é alusivo aos três anos de sucesso do Programa Mulheres Protegidas. As equipes responsáveis pelo projeto apresentarão também o raio-x do programa até agora e os números gerais de atendimentos feitos e os resultados alcançados.

Serviço

O quê: Evento comemorativo do Dia da Mulher (Programa Mulheres Protegidas)
Quando: Sexta-feira, 8 de março, às 8h30min
Onde: Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299)

Fotos: Sandra Costa/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.