Programa Maturidade Ativa do Sesc completa 20 anos de ação no RS

Por Marina Klein Telles

Em consonância com o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesc/RS criou, há 20 anos, o programa Maturidade Ativa, que promove o envelhecimento ativo e saudável de pessoas acima dos 50 anos. Reunidos em grupos, cerca de 6,5 mil idosos gaúchos, de mais de 50 cidades, participam do projeto, que realiza encontros de integração, palestras e atividades esportivas, de lazer e de responsabilidade social.

Michele Silveira, coordenadora da Maturidade Ativa, iniciou sua jornada como facilitadora do Sesc Redenção, de Porto Alegre, e passou, ainda, pelo 4º Distrito. 20 anos depois, está à frente da iniciativa no Estado e sente muito orgulho da trajetória. “Além de profissional, a satisfação também é grande como ativista da causa. Consolidamos uma estrutura que é referência e inspiração no trabalho com pessoas idosas, sempre direcionados para a inclusão, a diversidade e o futuro”, enfatiza.

De janeiro a setembro deste ano, o programa já realizou mais de 5000 oficinas, 330 palestras, 668 encontros de integração e 324 campanhas sociais e ações de voluntariado. Dia 1º de outubro é conhecido como o Dia Internacional da Pessoa Idosa e, para este da Mês da Longevidade, as Unidades Sesc/RS estão preparando uma programação especial com diversas atividades valorizando o papel do idoso na sociedade. Para celebrar os 20 anos, cerca de mil idosos de várias partes do Estado se encontrarão na 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa, que acontecerá em Torres, entre os dias 21 e 23 de novembro.

Uma das integrantes que se prepara para rever os amigos na convenção é Solange Brandt, 87 anos, do grupo de Lajeado, o primeiro a ser fundado no RS, em 23 de setembro de 2003. “Foi um ano de virada na minha vida. Desde 2000, após me aposentar e perder meu marido, estava mais parada. Me convidaram para participar da turma de teatro do Sesc e, no mesmo dia, anunciaram um novo projeto para idosos. Saí dali convicta de que seria um novo começo pra mim”, conta ela, que foi eleita a primeira presidente do então Clube Maturidade Ativa. “Tanto tempo depois, me sinto cada vez mais engajada no espírito de amizade e solidariedade desse grupo”, reforça.

Entre as facilitadoras, duas estão com seus respectivos grupos desde o início: Santa Rosinski, de Santo Ângelo, e Débora Malmann, de Lajeado. “Sigo aqui pois acredito na missão do programa e também no propósito do Sesc/RS, que é cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes”, afirma. Para ela, a iniciativa é ainda mais relevante quando atrelada a outros projetos da instituição, como o Mesa Brasil Sesc e o Pedacinhos de Amor, para os quais os participantes contribuem, não somente com doações, mas com seu tempo e talentos, como a confecção de roupas de inverno em crochê para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Recortes das inúmeras histórias que já passaram pelo programa também foram contadas em um vídeo, lançado especialmente para os 20 anos do Maturidade Ativa. Assista em https://www.youtube.com/@sescrs.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa

Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 61 grupos ativos com atividades sistemáticas. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.