Prefeitura, Ministério Público e forças de segurança se unem contra golpes

Por Gabrielle Pacheco

Conto do bilhete, falso sequestro, golpe do primo, ligação premiada. A criatividade dos criminosos não tem limites. Enquanto diferentes tipos de golpes surgem a cada dia, o número de vítimas que cai na lábia desses espertos só aumenta. Para tentar dar um basta nesse sem-número de fraudes, a Prefeitura, em parceria com o Ministério Público e as forças de segurança, lançou na manhã desta terça-feira, dia 14, na Praça Getúlio Vargas, a Campanha Contra o Golpe.

Prefeitura, Ministério Público, 7º BIB, Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, Susepe, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal – órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – uniram-se em uma grande ação com o propósito de orientar as pessoas para que reconheçam possíveis tentativas de golpe e saibam como proceder diante de cada situação. O alvo principal da iniciativa são os idosos, que devido a sua situação de maior vulnerabilidade, estão entre as maiores vítimas.

De acordo com dados informados pela Polícia Civil, entre julho de 2017 e agosto de 2018, foram registradas 240 ocorrências por estelionato em Santa Cruz do Sul, dos mais diferentes tipos, o que dá uma média de 20 por mês e uma a cada dia útil. Para o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, mostrar que não existe dinheiro fácil é o mote da iniciativa, que não tem data para acabar. “Muitas pessoas são levadas pela possibilidade de se dar bem. É o caso do conto do bilhete, em que a vítima entrega seu dinheiro em troca de um bilhete que não existe. Naquele gesto bondoso ou promessa de ajuda fácil, esconde-se um golpe”, disse.

A primeira ação da campanha aconteceu minutos após o lançamento oficial, com a distribuição de folhetos defronte às agências bancárias que circundam a praça. Os materiais foram entregues pelos próprios integrantes do GGIM a quem circulava pelos locais. A orientação é que ao sofrer um golpe ou tentativa de golpe, a pessoa faça imediatamente um registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, para que a partir de então, seja aberta a investigação.

O telefone para denúncias 24 horas é o 190 da Brigada Militar ou 197 da Polícia Civil. E no Módulo da Brigada Militar e Guarda Municipal, na Praça Getúlio Vargas, esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, é possível buscar orientação e levar para casa materiais informativos, como folhetos e cartazes. Também no site da Prefeitura pode-se acessar um vídeo alertando para os tipos de golpes mais comuns.

A ideia da campanha partiu da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e foi debatida durante as reuniões do GGIM, ganhando o respaldo de todos os integrantes. “Pode até ser clichê, mas é preciso reconhecer que prevenir ainda é o melhor remédio e por isso esta iniciativa é tão importante”, observou o ex-secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar