Prefeitura de Novo Hamburgo apresenta projeto de prevenção à violência

Por Gabrielle Pacheco

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e o secretário de Segurança, general Roberto Jungthon, apresentaram, na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Fenac, o componente Prevenção à Violência, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).

Desenvolvido por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em execução pela Prefeitura, o PDMI prevê a revitalização urbana – que está sendo realizada desde maio no centro da cidade -, o desenvolvimento econômico e a prevenção à violência. Esse terceiro componente foi elaborado para atender a jovens e adultos de 14 a 29 anos dos bairros considerados prioritários: Santo Afonso, Boa Saúde, Canudos e Diehl.

Conforme a prefeita, o plano para prevenir a violência foi pensado e elaborado com muito cuidado para trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Aproveitamos tudo o que estava no projeto inicial. Agora não é mais um plano, mas sim realidade. As ações representam nosso posicionamento para o futuro da cidade e para isso queremos contar com o apoio da comunidade e seguirmos com o auxílio das forças de segurança do município.

O componente Prevenção à Violência terá três frentes: Prevenção Social, Gestão da Informação e o Conhecimento e Fortalecimento Institucional. Na área da Prevenção Social são cinco projetos, entre eles o Apoio à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já ocorre nos bairros Santo Afonso e Canudos em parceria com a Secretaria da Educação, e prevê a formação continuada dos servidores e qualificação de jovens e adultos. Também fazem parte da prevenção social a Formação Laboral; Núcleos de Formação em Comunicação Cidadã; Núcleos de Oficinas de Esporte, Lazer e Cultura; e Núcleo de Justiça Comunitária.

Quanto à Gestão de Informação e Conhecimento, está previsto o projeto do Observatório de Segurança, a cargo da Secretaria de Segurança, que visa a institucionalização dos processos de coleta, diagnóstico e análise das dinâmicas que resultem em violência. “Esse projeto já foi implantado em sua primeira etapa e a partir de agora será aprimorado. Queremos oferecer uma análise completa no sentido de que o poder público possa enfrentar adequadamente as questões relativas à violência”, esclareceu o general Jungthon.

Por fim, o Fortalecimento Institucional pretende incrementar a capacidade de articulação entre as agências que operam a segurança na área do município. “É preciso sistematizar regimentos internos, processos padrões, ver quais grades de cursos para Guarda fica melhor. Isso para fortalecer a institucionalidade e os servidores que atuam na área de segurança”, concluiu o general.

Também participaram do evento o vice-prefeito Antônio Fagan, os secretários municipais de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães; de Educação, Maristela Guasselli; de Esporte e Lazer, Jorge Schmidt; da Cultura, Ralfe Cardoso; do Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues; e do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar