Prefeita Fátima reúne cúpula da segurança estadual para apresentar demandas de Novo Hamburgo

Por Marcel Vogt

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, reuniu toda a cúpula da segurança pública do Estado na manhã desta quinta-feira (31), para apresentar demandas do município na área. “Apesar dos índices terem melhorado muito nos últimos anos, apontando forte queda na criminalidade no município, fiz questão de ter esta reunião para pedir mais, pois queremos seguir avançando nesta área”, enfatizou a prefeita. Durante o encontro, o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, anunciou que o efetivo de policiais civis e militares será aumentado em Novo Hamburgo e em todo o Estado.

“É muito importante as forças de segurança estarem perto da sociedade e valorizarem a disposição da comunidade em ajudar na busca pelos melhores indicadores da cidade”, disse a conselheira do Movimento #Paz, Andrea, que também se fez presente na reunião. Ela, ainda, reforçou a necessidade da instalação ampla do IGP, a implantação das tornozeleiras para agressores de vítimas de violência doméstica e atenção aos feminicídios da região.

“O aumento do efetivo nos ajudará a consolidar ainda mais o trabalho que estamos realizando, unindo as forças municipais e estaduais em torno deste objetivo comum de tornar a cidade cada vez mais segura”, disse a prefeita. A expectativa é que os novos policiais cheguem nos próximos meses.

A prefeita também apresentou quatro pedidos específicos: ampliação do cercamento eletrônico no bairro Lomba Grande; compartilhamento de dados com o Observatório Municipal da Segurança; atualização de convênio com o Detran para remoção de veículos furtados/roubados/abandonados por meio da Guarda Municipal; e atualização das normas do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg), em virtude da inclusão das guardas municipais no programa. A ampliação do cercamento eletrônico já foi colocado na pauta da secretaria estadual e os demais pedidos estão em análise.

Criminalidade em queda

Durante o encontro, o delegado Eduardo Hartz apresentou alguns dados de Novo Hamburgo no programa Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg). Citou, por exemplo, que o município registrou em agosto o menor número de roubo de veículos no mês de toda a série histórica registrada desde 2013. Foram apenas seis fatos. “Ainda estamos com um aumento de 3% no acumulado deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Importante que o indicador está sob controle e em queda”, disse o delegado.

Ele também destacou o roubo a estabelecimento comercial, que teve queda em agosto em relação ao mês passado. “Ainda estamos com aumento no acumulado do ano de 21% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse ele. “Importante destacar as últimas prisões, como as cinco preventivas relatadas pelo delegado Tarcísio que devem impactar no indicador”, acrescentou. No roubo a pedestres, apontou redução de 23% no acumulado do ano. “Neste mês de agosto, são 37 fatos contra os 47 do mês passado. Outro indicador controlado e em queda”, concluiu.

Foto: Lu Freitas/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.