Prefeita de Santa Cruz do Sul empossou os novos membros do Comsea e da Caisan

Por Milena Costa

Foram empossados pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, na tarde de ontem (15), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE), os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) para o triênio 2021/2023 e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) para o quadriênio 2021/2024.

Criado pela Lei 7.163, de 17 de Dezembro de 2014, o Comsea, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), é composto por membros efetivos e suplentes indicados pelo Poder Público Municipal e por entidades da sociedade civil. Tem como objetivo formular diretrizes para embasar políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional e assim garantir o direito humano à alimentação adequada e a sua efetividade.

Na mesma cerimônia foram empossados também os membros da primeira Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Cruz do Sul. É a instância que elabora a Política Municipal e o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, com base nas diretrizes e prioridades estabelecidas pelo Comsea. Sua organização se dá pela articulação das secretarias que compõem o conselho, além das pastas do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Planejamento e Orçamento, mais os Comitês Técnicos.

“É um compromisso muito grande, ainda mais em uma área tão essencial como é a da alimentação, especialmente quando se trata das crianças e das pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Ao discursar a prefeita Helena Hermany disse que assumir um espaço dentro do conselho é uma responsabilidade muito grande e que é preciso participar, ser proativo e colaborar com a causa. “É o conselho que define as estratégias, estabelece as regras e a conduta que a prefeitura deve adotar. É um compromisso muito grande, ainda mais em uma área tão essencial como é a da alimentação, especialmente quando se trata das crianças e das pessoas em situação de vulnerabilidade. Alimentação equilibrada, em quantidade e qualidade adequadas são sinônimo de saúde”, afirmou.

Além da prefeita, a mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de Habitação, Valdir Bruxel, pelo vice-prefeito Elstor Desbessell, pela diretora de Desenvolvimento Social da Sehase, Priscila Froemming, e pela chefe dos conselhos municipais da Sehase, Camila Quadros.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.