Prefeita de Santa Cruz do Sul anuncia aumento de recursos para a ONG Cavalo de Lata

Por Jonathan da Silva

A renovação por mais um ano do termo de colaboração que concede recursos financeiros à ONG Cavalo de Lata foi anunciada pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP) na manhã da segunda-feira (24). Além disso, a entidade de proteção animal passará a receber do executivo municipal R$ 65 mil por mês, crescimento em relação aos R$ 40 mil que já vinha recebendo. A medida da Prefeitura é tratada como uma forma de apoio aos serviços de resgate, recuperação, alojamento, alimentação e atenção permanente a mais de uma centena de equinos feitos pela instituição.

A Cavalo de Lata é considerada uma das mais representativas entidades de proteção animal de Santa Cruz do Sul. Os diretores da ONG, Jason Duani Vargas e Ana Paula Knak, foram quem receberam o anúncio da ampliação da parceria com a Prefeitura. A renovação do apoio deve proporcionar ao menos mais um ano de boas condições de trabalho à instituição de proteção animal.

A notícia da renovação foi oficialmente entregue durante visita realizada pela prefeita Helena Hermany à sede da ONG, situada em um sítio em Linha Pinheiral, onde ficam abrigados, de forma constante, entre 30 e 40 cavalos. “É lindo demais ver todo o carinho que vocês dedicam ao cuidado desses animais, tirando-os da situação de vulnerabilidade à que, por diversos motivos, acabaram expostos”, destacou Helena, parabenizando a equipe que atua no local. “Optamos por renovar o termo com reajuste do valor porque sabemos que os gastos são imensos e que aqui o dinheiro público é bem aplicado em uma causa muito digna”, explicou a prefeita.

A visita foi coordenada pela vereadora Bruna Molz (Republicanos), que trabalha há anos na causa animal e parabenizou a prefeita pela medida. “É a primeira vez que o município ajuda de forma concreta a causa dos cavalos e isso somente acontece porque temos à frente do poder executivo uma prefeita que é apoiadora assídua de diversas iniciativas que promovem o bem-estar animal”, afirmou a vereadora.

Vereadora Bruna e prefeita Helena foram recebidas por Jason Duani Vargas e Ana Paula Knak, diretores da ONG

Além de Santa Cruz do Sul, a ONG atende toda a região de domínio da Rota de Santa Maria, na RSC-287. A diretora financeira, Ana Paula Knak, avalia que as condições de trabalho melhoraram muito depois que o poder público passou a colaborar com os serviços prestados. “Começamos há sete anos e tínhamos que fazer bingos e coletar tampinhas para conseguir recursos. Era uma época muito difícil”, recordou Ana Paula.

De acordo com o diretor executivo da ONG, Jason Duani Vargas, o repasse da Prefeitura, aliado aos apoios recebidos também de outras instituições, viabiliza as condições necessárias para o cuidado dos 147 equinos que, atualmente, estão sob acompanhamento direto e indireto da Cavalo de Lata. “Só temos a agradecer a sensibilidade da prefeita Helena que, além da proteção dos animais, também beneficia com isso a saúde pública e a segurança no trânsito, visto que a maior parte deles são resgatados por estarem em vias públicas urbanas, quando deveriam estar sendo bem cuidados em áreas adequadas, na zona rural”, pontuou Vargas.

Fotos: Jaime Fredrich/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.