Praça Palestina de São Leopoldo é reinaugurada após revitalização

Por Jonathan da Silva

A cerimônia de entrega da obra de revitalização da Praça Palestina, no bairro Fião, em São Leopoldo, foi realizada nesta terça-feira (2). Diversas autoridades do município, como o prefeito Ary Vanazzi (PT) estiveram presentes na solenidade. A praça possui esse nome devido aos membros palestinos e descendentes que vivem e/ou já viveram no bairro. Cerca de R$ 130 mil foram investidos nas obras.

A Praça Palestina está localizada na avenida João Alberto, esquina com a rua Emílio Meyer, no bairro Fião. As obras no local tiveram início em 2023 por meio do Programa Revitaliza Mais Praças, com investimentos de cerca de R$ 130 mil. Toda a área de passeio, tanto da praça quanto da calçada de seu entorno, foi reformada. Novos brinquedos e bancos de concreto foram instalados. A parte da vegetação foi modificada de acordo com estudos técnicos para permanecer uma área arborizada, com sombra e frescor.

A praça revitalizada

A reinauguração contou com homenagens ao idealizador da Praça Palestina de São Leopoldo, Ata Muhamad Haj Ali Teyeh, que foi um líder da comunidade árabe-palestina no Rio Grande do Sul, militante político das causas palestinas, e ao casal Tamam Hussein Ismail El Daqour e Ali Hassan Ibrahim Ali, que vieram morar em São Leopoldo no ano de 1982. Tamam foi pioneira no trabalho comunitário que integrava mulheres palestinas na sociedade. Os homenageados estão entre os principais responsáveis por manter a palestinidade no Brasil.

Comoção pela paz

No ato de entrega da praça revitalizada, houve comoção e declarações fortes relacionadas aos conflitos que entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

O prefeito Ary Vanazzi expressou solidariedade com o povo palestino. “O objetivo da nossa gestão ao longo desta história, é que todos se sintam um leopoldense, realmente parte da cidade. Nós construímos uma praça aqui para que as crianças possam brincar, lá em Gaza as crianças estão sendo mortas e carregadas pelos seus pais, olha a diferença do olhar, do ponto humanitário”, afirmou Vanazzi.

O titular da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Della Mea Lima, também expôs a importância desse momento. “Aqui se defende a democracia, se defende a diversidade, se defende uma cidade justa para todos. E o singelo gesto de revitalização desse espaço, neste momento da história, representa a diferença do que nós pensamos e daquilo que devemos defender. Essa cidade foi formada por imigrantes, essa cidade foi formada por vários povos. Que não nos esqueçamos disto, principalmente neste ano de Bicentenário da Imigração Alemã”, defendeu Sandro.

De acordo com o secretário Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, a intenção do município é celebrar o momento, no ponto de vista da qualidade e entrega. “Que esta praça possa servir para que a população possa refletir cada vez mais em que mundo que se quer viver e construir. Nós queremos um mundo de justiça, democracia, respeito e muito amor. Que as crianças e mulheres não sejam vítimas daqueles que não respeitam os seus povos”, declarou Spolaor.

O Superintendente de Revitalização Urbana, Claudimir Schutze, definiu a importância dessa renovação para a comunidade local e principalmente aos palestinos que vivem ao redor. “Além de oferecer um ambiente de lazer para toda a família, ainda é um local de visibilidade para toda essa comunidade”, pontuou Schutze.

O presidente da Federação Árabe/Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, iniciou pedindo um minuto de silêncio em nome das 42 mil vítimas fatais da Faixa de Gaza e deu números atuais sobre o número de palestinos que vivem no país. “A comunidade de palestinos no país ultrapassa as mais de 200 mil pessoas, contando com os descendentes. Uma das maiores e mais importantes comunidades do mundo. Estamos em tempos difíceis e manter vivo o nome da Palestina, mesmo que singelo, é ação nobre e fundamental”, ressaltou Rabah.

Estiveram presentes também no ato o Representante da Embaixada Palestina no Brasil, Elayyan Aladdin; a vereadora Jussara Lanfermann (PT); a representante da Associação de Moradores do bairro Fião, Rejane Lopes Kirsch; representante da empresa Construsinos, Mateus Camilo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel; o secretário do Orçamento Participativo (Semop), Fernando Menezes; o secretário do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter e o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia

Fotos: Thales Ferreira/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.