Porto de Arroio do Sal deve receber primeiro navio até janeiro de 2024

Por Ester Ellwanger

A chegada do primeiro navio no Porto Meridional, que será construído em Arroio do Sal por um grupo de investidores privados, entre eles o treinador Luiz Felipe Scolari, deverá ocorrer entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A informação foi dada nesta quinta-feira, 23, pelo presidente da DTA Engenharia, empresa paulista responsável pelo projeto do porto, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, em evento com empresários na ACI, em Novo Hamburgo, em que também apresentou o projeto da que deverá ser a primeira hidrovia concessionada do Estado, a Hidrovia da Lagoa Mirim.

O evento sobre o potencial hidrográfico da Região Sul do Brasil contou com a presença de dirigentes da ACI, empresários, representantes de entidades empresariais, do senador Luiz Carlos Heinze, pré-candidato a governador do estado pelo PP, do deputado estadual Issur Koch, presidente da Frente Parlamentar em Apoio à implantação do Porto Meridional, e do engenheiro Fernando Carrion, autor da Lei 8630/1993, também conhecida como Lei dos Portos.

“A construção do porto é fundamental para estancar o fluxo de exportações do Rio Grande do Sul por Santa Catarina e a perda de tributos e mão de obra”, afirmou o presidente da ACI, Diogo Leuck, na abertura.

Conforme Oliveira Neto, as obras devem ser iniciadas em janeiro de 2023, tão logo a empresa receba as licenças ambientais. Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o porto terá capacidade para movimentar 53 milhões de toneladas ao ano, praticamente o dobro do Porto de Rio Grande.

O projeto contempla dez berços para atracação de grandes navios, sendo oito para contêineres, granéis sólidos, líquidos e gás e dois para transatlânticos, o que permitirá desenvolver o potencial turístico do RS. A localização estratégica do porto deve favorecer empresas do norte, da serra e do Vale do Sinos, entre outras regiões, que hoje realizam suas exportações por Rio Grande ou portos de Santa Catarina. A menor distância terrestre até Arroio do Sal permitirá reduzir o custo logístico de diversos produtos gaúchos, como calçados, ônibus, madeira e celulose, entre outros.

 

Hidrovia da Lagoa Mirim

O presidente da DTA Engenharia também destacou a importância da hidrovia da Lagoa Mirim, cujos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram desenvolvidos pela empresa e entregues ao governo federal em abril. A hidrovia, que ligará comercialmente o sul do Estado ao nordeste do Uruguai por via fluvial, prevê uma concessão de 30 anos à iniciativa privada e tem possibilidade de transportar uma carga anual de cerca de 5 milhões de toneladas entre as duas fronteiras. O projeto, primeiro voltado ao transporte hidroviário qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) federal, é visto como fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico regional, reduzir custos logísticos e fortalecer as relações binacionais.

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

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2 Comentários

Jatyr Proença 17/08/2022 - 18:20

Ótima trportagem

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Andre pontes 20/10/2022 - 19:21

Boa noite !!!
Gostaria de uma informação a respeito da empresa ki vai fazer a parte elétrica dessa obra…tenho interesse em trabalhar nessa obra.
Sabe me informar ??

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