Porto Alegre em Cena abre espaço para inclusão

Por Gabrielle Pacheco

Criando espaço para inclusão, reflexão e difusão do fazer artístico, o Festival Porto Alegre em Cena abre suas portas pela primeira vez, no próximo domingo, 15 de setembro, para receber um espetáculo protagonizado por jovens com deficiência intelectual.

A peça “Todo Mundo Tem um Sonho – A Arte de Pertencer” é encenada por mais de 100 jovens com deficiência intelectual que fazem parte do Pertence, entidade que vem transformando vidas e construindo novas perspectivas para a pessoa com deficiência.

Com direção da atriz e encenadora Paula Carvalho, a montagem é uma emocionante obra poética e um divisor de águas para a causa da pessoa com deficiência. Há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, e mesmo assim elas continuam praticamente invisíveis.

“O que queremos fazer através deste trabalho é dar luz à sombra. É dar o merecido espaço e reconhecimento para que a pessoa com deficiência possa exercer o seu direito. Rompendo barreiras, transformando vidas e construindo novas perspectivas sociais”, sintetizou Sara Zinger, presidente da entidade.

A apresentação promete levar ao palco do Theatro São Pedro elementos do circo, teatro, música e dança. Uma sensível obra poética constituída a partir do imaginário e das experiências dos próprios participantes. Geniane Pereira, produtora executiva da ação, afirma:

“Mais que um show de arte, inclusão e pertencimento, o espetáculo marca a conquista de um espaço na cultura para as pessoas com deficiência”.

O núcleo base para a criação deste espetáculo é o Grupo Fábrica de Sonhos, fundado pelo Pertence em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno. Nele, os jovens encontraram um espaço para desenvolver as suas próprias virtudes e potencialidades.

Serviço

O quê: Todo Mundo Tem um Sonho – A Arte de Pertencer
Quando: 15 de setembro, às 18h
Onde: Theatro São Pedro – Porto Alegre/RS

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar